Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[HEEELP!] Em busca de dados e estatísticas da indústria

Collapse
X

• Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [HEEELP!] Em busca de dados e estatísticas da indústria

Olá, caros colegas de fórum.

Sou estudante de jornalismo e estou escrevendo uma reportagem pra faculdade a respeito de desenhistas brasileiros de quadrinhos que trabalham para o mercado exterior.

Já fiz entrevistas com caras como Daniel HDR (Lady Death) e Rafael Albuquerque (Blue Beetle) a respeito do trabalho deles. Agora, estou precisando de uns dados históricos e uns números a respeito da indústria de quadrinhos pra ilustrar melhor a minha matéria.

Gostaria que, se possível, vocês me indicassem sites que tenham algumas informações sobre a parte financeira dos quadrinhos (números de vendas, dinheiro movimentado pela indústria, salários de profissionais, como funcionam os contratos de exclusividade, etc.). Também serão bem-vindas indicações de páginas da Internet que contenham perfis e contem um pouco da história dos desenhistas brasileiros lá fora (quem foram os primeiros, quando eles começaram, onde trabalharam, etc.).

Agradeço desde já.

Kauê

Procura no Diamond Comics.

Comment

Tem isso no wikipedia. La tem os perfis de alguns artistas brasileiros, mas é o wikipedia.

Tem poucos mas normalmente tem os links dos sites dele, onde vc pode conseguir mais informações sobre a carreira deles.

Ja essa parte financeira eu nao tenho ideia.

Comment

[hide:a172aa777c=UP!]UP!
        AND AWAY![/hide:a172aa777c]

Comment

Se não me engano na revista Mundo dos Superheróis nº 1 tem uma entrevista com o Ivan Reis em que ele fala do contrato de exclusividade e de quanto os brasileiros ganham lá fora.

E o Mike Deodato disse em outra entrevista que é mentira que falam que os brasileiros são mão de obra barata, porque nos anos 90, só os irmãos Kubert ganhavam mais do que ele.

Comment

CARA, SE TU QUER AJUDA COM SERIEDADE......

MANDA UMA MP PRO "FAB.ALEX" AQUI DO FORUM!!!

ELE É MEU AMIGO E FAZ TRABALHOS PRO EXTERIOR TBM..... E PODE ATE TE INDICAR OUTROS PROFISSIONAIS RESPEITAVEIS DA AREA!!!

SE VC QUISER FAZER UM TRABALHO SERIO MESMO, VAI PRECISAR DE + REFERENCIAS (E NAO SO ESSES 2 Q VC ENTREVISTOU AÍ)!!

BLZ???
            LISTÃO DE HQS.....

HELLBLAZER, SUPERAVENTURAS MARVEL, HOMEM-ARANHA, CONAN, WOLVERINE, E AS ORIGENS DOS HERÓIS MARVEL (CAP. AMÉRICA 100, AS GRANDES BATALHAS, SURFISTA)!!!

CLIQUEM AQUI:
            http://www.mbbforum.com/mbb/viewtopi...211503#1211503

Comment

Postado originalmente por LEORADD
              CARA, SE TU QUER AJUDA COM SERIEDADE......

MANDA UMA MP PRO "FAB.ALEX" AQUI DO FORUM!!!

ELE É MEU AMIGO E FAZ TRABALHOS PRO EXTERIOR TBM..... E PODE ATE TE INDICAR OUTROS PROFISSIONAIS RESPEITAVEIS DA AREA!!!

SE você QUISER FAZER UM TRABALHO SERIO MESMO, VAI PRECISAR DE + REFERENCIAS (E NAO SO ESSES 2 Q você ENTREVISTOU AÍ)!!

BLZ???
              Não é um trabalho sério, Leoradd. É só pra faculdade...
              Eu até conversaria com o Fabiano Alex, mas ando meio (muito) sem tempo. E eu não entrevistei só esses dois. Falei com umas pessoas que estão trabalhando pra umas editoras menores, como o Mateus Santolouco (colega de estúdio do Rafael Albuquerque), e com gente que tá fazendo curso de desenho pra quadrinhos e pretende entrar no mercado futuramente.
              Acho que tenho um material bom pra escrever minha reportagem. Só ficou faltando mesmo entrevistar artistas que foram pioneiros, como o Marcelo Campos, ou alguém que realmente venha se destacando bastante, como o Ivan Reis... Mas entrevista por e-mail, telefone e afins é uma merda.
              Enfim... Obrigado pelas dicas, caras.

Comment

Sobre números de vendas, te recomendo o ICV2 que mostra todos os dados de vendas de gibis e encadernados, divisão do mercado e etc.

Contratos de exclusividade normalmente variam de caso a caso. Escritores possuem contratos diferentes de artistas.

Te recomendo também visitar fóruns de autores como John Byrne, Geoff Johns, Warren Ellis e Mark Millar que eles podem te dar algum insight nesse sentido.
                --L.

Comment

Mas que cara estressado... Eu tava brincando, Leo. Foi uma piada. Por isso mesmo que eu usei aquelas carinhas ali ( ).
                  Não tá sendo feito nas coxas não. E eu já disse que não entrevistei só esses dois.
                  Passei quase uma tarde inteira no PopArt Comics Studio acompanhando o trabalho e conversando com os caras.
                  Depois passei quase uma tarde inteira acompanhando aulas no Curso de HQ lá no Museu de Comunicação, conversando com os alunos e com o Daniel HDR.
                  Inclusive fiz duas matérias pra UniTV, uma com os caras do estúdio e outra sobre o curso.
                  Aliás... A honestidade de quem foi questionada? E por quê?
                  E eu valorizo a tua tentativa de me ajudar. Até agradeci ali antes. Não pense que desgosto de você.
                  Só acho que já tenho um material bom e que não vou ter tempo de entrevistar o teu amigo.
                  Só entrevistaria mais gente se fosse alguém do naipe de Marcelo Campos, Ivan Reis, Mike Deodato, Roger Cruz e afins... Mas acho que eles não vão estar em Porto Alegre num futuro próximo, né...?
                  Enquanto isso, vou tentando fazer o meu trabalhinho o mais bem feito possível.
                  Obrigado e desculpa se tu te sentiu ofendido.

Edit: Ué... Cadê o post do Leoradd me xingando que tava aqui...?

Comment

EU APAGUEI, PQ ME PASSARAM UM TROTE......

ME MANDARAM UMA RESPOSTA FALSA EM SEU NOME, COMO SE FOSSE VC Q TIVESSE ESCRITO:

E EU RESPONDI AGRESSIVAMENTE PQ ACHEI Q TU TAVA TIRANDO UMA ONDA COM TODO MUNDO AQUI PEDINDO AJUDA PRA FAZER UM TRABALHINHO DE MERDA!!!

FIQUEI INDIGNADO E POSTEI AQUI NO AUGE DA INDINAÇÃO:

MAS QDO VI Q ERA UM TROTE Q ME PASSARAM POR MSN, APAGUEI MEU POST PRA NAO ESTRAGAR O TOPICO!!

MAS MESMO ESTANDO INDIGNADO EU NAO TE XINGUEI EM MOMENTO ALGUM:

SO DISSE Q RASGARIA A MERDA DO TEU TRABALHO SE EU FOSSE PROFESSOR (E EU SOU), E Q NAO ME SENTIA TÃO IDIOTA POR TER PERDIDO MEU TEMPO TE AUDANDO A TOA, E Q TEU TRABALHO ERA UMA BOSTA Q TAVA SENDO FEITO NAS COXAS!!!

COMO PODE VER, NAO TEVE NENHUM XINGAMENTO PESSOAL A VC.....

MAS ENFIM, TUDO NAO PASSOU DE UM MAL-ENTENDIDO MESMO!!!

BOA SORTE!!!
                    LISTÃO DE HQS.....

HELLBLAZER, SUPERAVENTURAS MARVEL, HOMEM-ARANHA, CONAN, WOLVERINE, E AS ORIGENS DOS HERÓIS MARVEL (CAP. AMÉRICA 100, AS GRANDES BATALHAS, SURFISTA)!!!

CLIQUEM AQUI:

Comment

Postado originalmente por Kauê

Só entrevistaria mais gente se fosse alguém do naipe de Marcelo Campos, Ivan Reis, Mike Deodato, Roger Cruz e afins... Mas acho que eles não vão estar em Porto Alegre num futuro próximo, né...?

TIRANDO O IVAN REIS, Q É REALMENTE TALENTOSO E GENTE FINA PRA CARAMBA......

NAO FAÇO QUESTAO NENHUMA Q ESSES OUTROS APAREÇAM AQUI EM POA MESMO!!!

E DESCULPA O MAL-ENTENDIDO ACIMA: É Q ME MANDARAM POR MSN UMA RESPOSTA SUA (ADULTERADA) FAZENDO POUCO CASO DO PROPRIO TRABALHO E EU MESMO FIZ QUESTAO DE ESCULACHAR GERAL SEM LER A RESPOSTA CERTA Q VC POSTOU AQUI NO TOPICO!!!

BOLA FORA MINHA MESMO....
                      LISTÃO DE HQS.....

CLIQUEM AQUI:

Comment

Trote por MSN? A que ponto chegamos...? Isso é comum no MBB?
                        Acho que nunca vou compreender muito bem ou me sentir completamente à vontade neste LOUCO e ASSASSINO ambiente mbbístico...
                        Quem sabe um dia eu ainda escreva uma matéria etnográfica sobre o MBB pra faculdade.

Comment

O TEXTO Q ME MANDARAM PELO MSN (E Q EU TE RESPONDI INDIGNADO SEM LER O VERDADEIRO TEXTO AQUI) FOI ADULTERADO NO COMEÇO E NO FINAL, DE FORMA TAO SUTIL, Q NEM PERCEBI ATE RESPONDER A VC:

"Não é um trabalho sério, Leoradd. É só pra faculdade... eu nem levo esse curso inútil a serio mesmo Rolling Eyes Laughing"

"Acho que tenho um material bom pra escrever minha reportagem. Só entrei aqui pra ver se algum otário me dava alguma dica idiota, q nem vc fez. ficou faltando mesmo entrevistar artistas que foram pioneiros, como o Marcelo Campos, ou alguém que realmente venha se destacando bastante, como o Ivan Reis... Mas entrevista por e-mail, telefone e afins é uma merda, assim como as dicas q me deram aqui. Enfim... Obrigado pelas risadas, caras."

PS: DEPOIS DESSA, É OBVIO Q EU FIQUEI MTO PUTO, NE???

AINDA BEM Q EU RELI O TOPICO POUCO TEMPO APOS TER POSTADO..... E VI Q ME PASSARAM UM TROTE!!!
                          LISTÃO DE HQS.....

CLIQUEM AQUI:

Comment

Esses caras realmente não prestam...

Comment

Re: [HEEELP!] Em busca de dados e estatísticas da indústria

Postado originalmente por Kauê
                              Olá, caros colegas de fórum.

Sou estudante de jornalismo e estou escrevendo uma reportagem pra faculdade a respeito de desenhistas brasileiros de quadrinhos que trabalham para o mercado exterior.

Já fiz entrevistas com caras como Daniel HDR (Lady Death) e Rafael Albuquerque (Blue Beetle) a respeito do trabalho deles. Agora, estou precisando de uns dados históricos e uns números a respeito da indústria de quadrinhos pra ilustrar melhor a minha matéria.

Gostaria que, se possível, vocês me indicassem sites que tenham algumas informações sobre a parte financeira dos quadrinhos (números de vendas, dinheiro movimentado pela indústria, salários de profissionais, como funcionam os contratos de exclusividade, etc.). Também serão bem-vindas indicações de páginas da Internet que contenham perfis e contem um pouco da história dos desenhistas brasileiros lá fora (quem foram os primeiros, quando eles começaram, onde trabalharam, etc.).

Agradeço desde já.

Kauê
                              Opas, para as entrevistas esse amigo meu pode te ajudar com o que ele ja publicou no site dele (esqueça o design medonho e leia):

Quem pode palpitar sobre as tiragens é o JRP mete uma MP nele....
                              Se você não tem espaço para seus gibis antigos eu tenho, e eles serão muito bem guardados.

http://www.hqmemoria.com

http://twitter.com/hqmemoria

Comment

Working...
                              X
                              😀
                              🥰
                              🤢
                              😎
                              😡
                              👍
                              👎