Anúncio

Collapse
No announcement yet.

HOMEM-ARANHA: UM PERSONAGEM DESVIRTUADO?

Collapse
X

• Hora
  • Show
Clear All
new posts

• HOMEM-ARANHA: UM PERSONAGEM DESVIRTUADO?

Digo que sim, hoje o homem-aranha não carrega mais o feeling de outrora.
    Quando Stan Lee criou o Aranha, a proposta da Marvel era de ter heróis com características reais que criassem uma empatia com o leitor.
    Essa fórmula funcionou 100% nas páginas do Homem-Aranha.
    No universo do aranha tudo podia acontecer: a qualquer momento a tia may podia bater as botas, seus amigos corriam risco de vida por estarem próximos a ele, namorada podiam morrer, melhores amigos viviam entre as drogas e a loucura, assim como os vilões tambem tinham o seu quinhão por serem o que eram: podiam morrer.
    Mas isso tudo foi desfeito os poucos durante as décadas seguintes:
    Ressuscitaram o Normam osborn, Cabeça de Martelo, Chacal, Octopus, tia may.
    Criaram clones do aranha e da gwen stacy
    Inventaram filhos bastardos da gwen com o Norman (sendo que um deles é a cara do Parker!
    Os dramas pessoais de conflito pessoal e problemas financeiros viraram uma coisa tao banal, digna de figurar em programa do Superpop.
    Enfim, poucas aventuras recentes deram um bom trato ao teioso.
    Ainda nao ressuscitaram o Tio Ben, e o capitão Stacy, só faltam eles.

Se você não tem espaço para seus gibis antigos eu tenho, e eles serão muito bem guardados.

http://www.hqmemoria.com

http://twitter.com/hqmemoria

O que está estragando o Aranha é a mania dos escritores querer escrever grandes eventos que mudam a vida do Peter, justamente por ele ser o personagem mais popular da editora.
    Esqueceram de escrever apenas boas histórias, e parar de mexer no passado do cara.
    Hoje em dia eu nem considero comprar nada do Aranha, justamente pela montanha de críticas que vem recebendo já fazem anos...

Queria eu sentir aquele feeling de tempos mais antigos... Saudades do velho Aranha amigão da vizinhança...
    "Sticks and stones will break my bones, but tanks will never hurt me.
    Now get out of my way, you're violating my personal space!"

Comment

Concordo com tudo. Começei a ler quadrinhos de herois com o Teioso, e só com ele. Desprezava as outras revistas (tirando Conan, q não era de Superherois).

hoje nao tenho o minimo interesse de voltar a ler suas historias. Fartou.

Aranha pra mim, só nos especiais que relembram essa epoca (tipo Homem-Aranha & Tocha-Humana)

Comment

Postado originalmente por Cousin Destro
        Concordo com tudo. Começei a ler quadrinhos de herois com o Teioso, e só com ele. Desprezava as outras revistas (tirando Conan, q não era de Superherois).

hoje nao tenho o minimo interesse de voltar a ler suas historias. Fartou.

Aranha pra mim, só nos especiais que relembram essa epoca (tipo Homem-Aranha & Tocha-Humana)
        Com o relator. Eu comecei a acompanhar mesmo com o cabeça-de-teia.
        Infelizmente, tento me contentar com os maiores clássicos do toddynho nos tempos atuais...
        "Sticks and stones will break my bones, but tanks will never hurt me.
        Now get out of my way, you're violating my personal space!"

Comment

Postado originalmente por Fanático
          O que está estragando o Aranha é a mania dos escritores querer escrever grandes eventos que mudam a vida do Peter, justamente por ele ser o personagem mais popular da editora.
          Esqueceram de escrever apenas boas histórias, e parar de mexer no passado do cara.
          Hoje em dia eu nem considero comprar nada do Aranha, justamente pela montanha de críticas que vem recebendo já fazem anos...

Queria eu sentir aquele feeling de tempos mais antigos... Saudades do velho Aranha amigão da vizinhança...
          O stra(seilacomoseescreve)vsky começou bem: o arco do Morlun, a tia may (finalmente!) descobrindo a identidade do aranha... e só! Depois começou a viajar demais na maionese.
          Relembrando o aranha é um dos heróis que mais sofreram mutações:
          - ja ganhou 4 braços extras
          - ja virou o lagarto-aranha
          - já virou a aranha-humana
          - ja herdou poderes cósmicos
          entre outras transformações menores de curta duração (só nao virou lobisomem como o cap. américa e falcão).
          Se você não tem espaço para seus gibis antigos eu tenho, e eles serão muito bem guardados.

Comment

- ja ganhou 4 braços extras
            - ja virou o lagarto-aranha
            - já virou a aranha-humana
            - ja herdou poderes cósmicos
            E tb o Hulk-Aranha.

Comment

O Aranha sempre foi aquele personagem que não tinha histórias fantásticas, bombasticas e que alterariam tudo aquilo que você já tinha lido.

Era mais algo como acompanhar o desenvolvimento de um personagem através dos anos, vendo ele crescer, namorar, ter seus problemas com isso, casar e etc. Uma verdadeira novelinha com uma ou outra história muito legal, principalmente aquelas mais fortes e com maior apelo "sentimental". Não é a toa que a morte da Gwen e do Cpt. Stacy são grandes histórias, que A Última Caçada de Kraven é ótima e etc. Não são as melhores histórias do mundo, mas marcam na medida certa acompanhando o desenvolvimento do personagem.

Hoje virou o samba do crioulo doido.
              Quando a filha do Peter e da Mary Jane sumiu e nunca mais foi citada toda a idéia foi quebrada. Porra o bicho perdeu a filha e não se ligou com isso???
              O personagem se perdeu e não tinha mais nada pra fazer. Virou personagem comum, super herói como tantos outros sem muita ligação com a realidade, mas com uma cara muito conhecida e que acaba vendendo de qualquer maneira.

O Straza fez bem na revelação do Peter com a Tia May, mas depois começou a cagar tudo de novo com essa história dos poderes totemicos que na boa não tem nada a ver. É colocar uma idéia boba apenas pra chocar ou tentar criar um novo mote para histórias. Se fosse um arco vá lá, mas organizar a vida do cara entorno disso é de foder...

Espero que agora depois de Civil War consigam colocar o personagem nos eixos novamente. Acho dificil, mas não custa esperar.

Comment

O foda é que alguns escritores querem deixar a sua MARCA no personagem.

E acabam criando merdas, tipo a Gwen puta.

Comment

Postado originalmente por MANTO
                  O Aranha sempre foi aquele personagem que não tinha histórias fantásticas, bombasticas e que alterariam tudo aquilo que você já tinha lido.

Era mais algo como acompanhar o desenvolvimento de um personagem através dos anos, vendo ele crescer, namorar, ter seus problemas com isso, casar e etc. Uma verdadeira novelinha com uma ou outra história muito legal, principalmente aquelas mais fortes e com maior apelo "sentimental". Não é a toa que a morte da Gwen e do Cpt. Stacy são grandes histórias, que A Última Caçada de Kraven é ótima e etc. Não são as melhores histórias do mundo, mas marcam na medida certa acompanhando o desenvolvimento do personagem.
                  Até aqui concordo. A grande sacada do Aranha (e o que torna o personagem único) é a identificação dele com quem tá lendo. Peter Parker cresceu com seus leitores.

Hoje virou o samba do crioulo doido.
                  Quando a filha do Peter e da Mary Jane sumiu e nunca mais foi citada toda a idéia foi quebrada. Porra o bicho perdeu a filha e não se ligou com isso???
                  O personagem se perdeu e não tinha mais nada pra fazer. Virou personagem comum, super herói como tantos outros sem muita ligação com a realidade, mas com uma cara muito conhecida e que acaba vendendo de qualquer maneira.
                  Discordo. Ele pensa que a filha morreu, ora. A vida continua. Superar adversidades é a marca do personagem.

O Straza fez bem na revelação do Peter com a Tia May, mas depois começou a cagar tudo de novo com essa história dos poderes totemicos que na boa não tem nada a ver. É colocar uma idéia boba apenas pra chocar ou tentar criar um novo mote para histórias. Se fosse um arco vá lá, mas organizar a vida do cara entorno disso é de foder...
                  Sabe que eu achei que ia me incomodar mais? O Straczinsky é um escritor excelente, mas parte de algumas premissas estúpidas e desnecessárias. Mas não mexeram com o essência do personagem. Ou seja, se não curtir, desencana vamo que vamo, diferente disso aqui embaixo.

Espero que agora depois de Civil War consigam colocar o personagem nos eixos novamente. Acho dificil, mas não custa esperar.
                  Sem identidade secreta? Sem poder ser Peter E o Aranha? Acho bem difícil...

Comment

Postado originalmente por DarthVanHalen
                    Sem identidade secreta? Sem poder ser Peter E o Aranha? Acho bem difícil...
                    Vero, um dos motes mais legais dos velhos tempos do aranha era o fato dele nao conseguir participar de nenhuma superequipe (quarteto, vingadores, etc..) seja por falta de salário!!, segurança pessoal, revelar a identidade, etc..
                    O aranha era um herói solitário, de breves parcerias, nada de ser filiado a supergrupo/entidade.
                    Era um herói bymyself e nao um herói institucionalizado...

Comment

Acho que a Marvel deveria voltar com Untold Tales ou coisa assim, mas focando em quem gosta de aventuras DO VERDADEIRO ARANHA. Não isso ai que está sendo publicado.
                      https://www.facebook.com/DiarioPratico/
                      http://diariopratico.blogspot.com/

Comment

Darth já teve edição que ou a tradução foi feita de maneira errada aqui ou a idéia de que ele teve uma filha não existiu.

Sei lá mesmo a filha sendo considerada morta é algo que ele poderia ter ido atrás como fez milhões de vezes quando achou que a Tia May teria morrido ou deixar essa perda ecoar de maneira mais humana no personagem assim como a morte do Tio Bem até hoje é mostrada. Perder uma filha não me parece algo tão simples como a Marvel quis fazer parecer e nessa a humanidade do personagem já foi pro saco.

Quanto a Civil War eu fui um dos que achou babaca e desnecessária a revelação da identidade secreta (e ainda acho), mas consigo entender que isso possa ser considerado uma evolução para o personagem e um novo recomeço para histórias mais humanas e mais ligadas a esse lado. Como fica a vida de um cara “família” quando todos seus inimigos podem se aproveitar de sua família??? Algo já batido outras vezes, mas que nunca foi tratado de maneira mais forte como podem fazer agora. Pode dar certo e também pode dar errado o jeito é esperar pra ver o que vão fazer com essa linha de história.

Comment

Acredito que até hoje o Aranha seja inspiração para o ingresso de novos leitores para o mundo das HQ's...Mas por meio de outras mídiasesenho dos anos 90,os filmes do Raimi,aquela animação em 3-D e etc...

Mas eu também sou um daqueles fãs que sente saudades dos tempos gloriosos do Aranha.. Hoje em dia sagas como: O Outro servem apenas pra encher Linguiça e de nada acrescentam ao personagem..

Concordo com o BK que sempre diz que o Aranha é um personagem complexo demais para a Marvel lidar... Falta competência para executar boas histórias do personagem...realmente uma pena!

Há quem diga que se o Johns escrevesse o Aranha muita coisa se resolveria.. Mas há tantos anos que mudaram o que fazia o personagem o ícone da editora que eu acho que nem mesmo o escritor mais saudosista poderia ressuscitar essa epóca de ouro...
                          Bela Lugosi's Dead.

Comment

Eu já escrevi isso antes, mas como o assunto sempre vem a tona, vou dar minha opinião de novo.

Para mim, o Aranha é ao lado de Superman e Batman um dos 3 maiores e mais influentes ícones das HQs, aquele que inaugurou um novo gênero nos quadrinhos. Enquanto Superman é o super-herói clássico e Batman é o modelo do vigilante sombrio e urbano, o Aranha é a base para os heróis mais humanos que surgiram nos anos 70, 80 e 90, aqueles que usam uma máscara, mas que na verdade são apenas carinhas normais tentando levar a vida.

Quando todos falam que a graça do Aranha é o fato de que ele tinha uma vida normal, com problemas de família, dinheiro e namoradas estavam certos. Só que, muitas vezes, os roteiristas acham que a identificação do leitor com o personagem acaba aí.

Eu não vejo assim. Eu acho que o principal fator de identificação do leitor seja a evolução do personagem de acordo com a vida de qualquer um. Mas a evolução de Peter Parker, não do Aranha.

Reparem que Superman mudou muito em 70 anos, mas Clark Kent só começou a mudar em 86, e mesmo assim, não mudou tanto. Batman também já teve diversas versões, mas Bruce Wayne é praticamente o mesmo desde 1939, apenas com algumas atualizações na imagem de playboy que hoje não é mais a mesma dos anos 30, mas só isso.

Já no Aranha é o contrário. Ele pode mudar de uniforme por um tempo, passar pelo diabo, mas desde 1962, o Homem-Aranha é o mesmo herói de sempre. Já Peter Parker é o lado do personagem que evolui, aquele que sofre mudanças junto com o leitor, esse é o diferencial do personagem.

Peter era um adolescente nerd cheio de problemas quando ganhou seus poderes. O leitor acompanhou Peter crescendo, indo morar sozinho, entrando na faculdade, suas namoradas, seus empregos, seu casamento. Até os anos 90 era essa a graça do Homem-Aranha, enquanto o lado super-herói, que também era importante, era trabalhado de uma forma paralela, muitas vezes atrapalhando a vida particular de Peter.

Muitos reclamam da Saga do Clone, mas apesar dos exageros na época (que era um problema das HQs em geral, não só do Aranha), Peter Parker não foi esquecido. O cara passava por uma crise não só na sua vida heróica, mas também na sua vida pessoal. Seu casamento, sua tia no hospital... e depois, Mary Jane anuncia que estava grávida e sua tia morre.

Meu, isso que foi legal. Agora Peter era um pai de família, iria ter um filho. Perder alguém como a Tia May é algo pelo qual todos passam na vida. Olha a evolução do personagem de Stan Lee aí.

Só que a saga acabou, e quando pensávamos que o herói iria realmente chegar nesse estágio, a Marvel aperta o reset e começa a série de decisões equivocadas que duram até hoje.

Primeiro tiram a filha do Peter de circulação (hoje ela foi apagada da cronologia "perfeita" da Marvel). Depois, ressucitam Tia May! A partir daí, Howard Mackie começa a tentar levar Peter de volta aos anos 70 e 80 (Duende Verde principal vilão, Peter solteiro morando com amigo, uniforme negro, etc...) e adeus evolução.

Tiraram do Aranha o seu diferencial... e aí quando achávamos que nada poderia piorar, eis que chega uma fase que começa promissora mas depois se revela uma das piores do personagem, com sagas e mais sagas a cada 6 meses que prometem mudar tudo na vida do Aranha, mas se esquecem do Peter que fica ali morando na Torre dos Vingadores, usando armadura, revelando identidade, comendo cabeças e o que mais uma mente insana desesperada por marketing pode imaginar. Me lembra muito a fase do Superman nos anos 90.

Ou seja, não existe mais Homem-Aranha há uns bons 10 anos. Peter Parker realmente deixou de ser o aracnídeo naquela mini-série onde ele perde os poderes durante a Saga do Clone e vai embora com Mary Jane. Aquele foi o fim do Aranha de Stan Lee.

É claro que também não gostaria que Ben Reilly fosse o Aranha verdadeiro, mas me pergunto se com todo esse lixo que aconteceu com o personagem na última década, não teria sido melhor se Peter tivesse mesmo se aposentado e seu clone assumido seu lugar. Pelo menos não veríamos a criação de Lee e Ditko maculada de tal forma, tudo teria se passado com um substituto até o dia em que Peter retornasse nas mãos de artistas competentes.

Comment

Que saudades tenho da inesquecível Teia do Aranha.

http://twitter.com/adailtonba2

Comment

Working...
                              X
                              😀
                              🥰
                              🤢
                              😎
                              😡
                              👍
                              👎