Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[t.o] MIRACLEMAN: THE GOLDEN AGE!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [t.o] MIRACLEMAN: THE GOLDEN AGE!

"Miracleman"

— Vede;
    eu anuncio-vos o Super-homem:
    “É ele esse raio!
    É ele esse delírio!”

(Assim falou Zaratustra, Frederich Nietzsche)

(Cuidado, revelações sobre a fase Moore à frente!)

Esse é o tópico destinado a essa revista -- e vocês devem conhecer mais do que eu -- que pode ter sido a verdadeira precursora da dita era de ferro dos quadrinhos. Polêmica, violenta e pensante, repleta de literatura e assuntos chocantes, Miracleman foi um dos primeiros trabalhos de um dos gênios das HQs: Alan Moore.

Que ela é a cópia da cópia da cópia, todo mundo sabe, e não é esse o objetivo do tópico. Mas, e as questões levantadas em suas páginas? São dignas de discussão? Ela poderia ser uma crítica à religião? Micky Moran, como foi mostrado, é superior até mesmo ao mais inteligente ser humano; contudo, ainda assim é muito mais fraco que outros super-seres do universo. Poderia ele, então, que passou a governar o mundo, nos proteger de outras ameaças?

Bem, inicio o tópico com uma pergunta pessoal: até agora só pude ter acesso à fase do Moore. Li do começo ao fim e vi que ele a fechou de forma perfeita, redonda. Mas a pergunta é: devo pegar a fase do Gaiman ou não? Sim, é uma pergunta estranha, mas não sou do tipo de leitor que precisa avidamente absorver tudo que sai para um quadrinho. O suficiente já está bom. E pra mim a fase do Moore é auto-suficiente, não precisando de uma continuação (talvez apenas uma única edição para contar como continuou o mundo sob a regência do Miracleman). Sendo assim, volto: a fase do Gaiman é necessária?

PS.: o tópico é para todos aqueles que leram, estão lendo ou pretendem ler o gibi; não se limitem apenas à minha pergunta. Ah, e só peço que bas respostas dadas indiquem antecipadamente de qual fase estão falando, para não gerar spoilers ou antecipar surpresas.

Abraços!
    Last edited by Blackhouse; 10-09-2012, 12:34 PM.

Comment

Não tenho a menor condição de discutir MIRACLEMAN, que a partir da migração para a MARVEL passa a ser MARVELMAN. Tudo que li foram aquelas edições que foram publicadas aqui e já tem tempo. Aguardo a republicação do material completo numa edição decente. Acho que vai acabar ganhando um OMNIBUS, capitulando toda o reboot do Moore/Gaiman e bem restaurada e colorizada. Sei que o Neil Gaiman não levou o personagem até o final e uma ou duas edições não foram publicadas, não sei bem, acho que há a arte final e scripts.

A única coisa que observei e pode ter alguma relevância pra você é que existe uma similaridade na construção do MIRACLEMAN, MONSTRO DO PÂNTANO e DR MANHATTAN. Os três eram pessoas normais e cederam lugar a uma outra personalidade assemelhada à original, mas completamente distinta. Essas coisas você observa no WATCHMEN 4 e SWAMP THING 21, que mostram que Osterman não era o Manhatta e tampouco Alec era o Monstro do Pântano.

Postado originalmente por Milton Glass
      In 1959, in an accident that was certainly unplanned and just as certainly unrepeatable, a young american man was completely disintegrated, at least in a physical sense. Despite the absence of a body, a form of electromagnetic pattern ressembling consciousness survived, and was able, in time, to rebuild an approximation of the body it had lost.
      Postado originalmente por Jason Woodrue
      You see, we were wrong, General. We thought that the Swamp Thing was Alec Holland, somehow transformed into a plant. It wasn't. It was a plant that thought it was Alec Holland! A plant that was trying its level best to be Alec Holland... And that pathetic, misshapen parody downstairs in the cryochest was the closest that it could get. But there's something else. Something very important. You see, if that's a plant that we have down there...

You can't kill a vegetable by shooting it through the head.

You see, throughout his miserable existence, the only thing that could have kept him sane was the hope that he might one day regain his humanity... the knowledge that under all that slime he was still Alec Holland. But if he's read my notes he'll know that just isn't true. He isn't Alec Holland. He never will be Alec Holland. He never was Alec Holland. He's just a ghost. A ghost dressed in weeds. I wonder how he'll take it?
      A mesma lógica se aplica ao Miracleman, mas não tenho como fazer as referências apropriadas ao personagem nem afirmar isso com a melhor certeza, já que não tenho o material à mão.

Existem também as referências óbvias ao ZARATUSTRA.

Comment

Sim, é verdade, Gourmet. Já havia reparado em algumas semalhanças nessas três obras. Aliás, não tinha pensando nisso, que os personagens Jon, Mick e Alec, de forma semelhante, deixaram suas humanidades para dar lugar a uma forma "evoluída"; mas percebi alguns pontos em comum sim.

Interessante observar que tanto Miracleman quanto Dr. Manhattan, ao assumirem a forma de homem superior (como dito em Zaratustra), não entram num labirinto de relatividade moral quanto a "continuarem ou não fazendo parte da humanidade". Suas dúvidas são largamente centradas em "de que forma irão se comportar diante de algo tão inferior quanto a sociedade". Eles não tentam se encaixar nela. Eles já assumem um papel elevado.

Comment

Miracleman - Alan Moore

Acabei de ler todas as ediçõe que o alan Moore escreveu do Miracleman to assim

Alan Moore é gênio demais, 20 anos atrás ele já mostrava a que veio criando conceitos totalmente diferentes, realmente saindo do padrão vilão/herói. Você pega as chamadas histórias adultas atuais e tudo não passa de violência gratuita e textos enormes que nada dizem, ali não, tudo tem um sentido maior.

É muito legal como ele costura o passado do personagem com as histórias da versão futura dele, deixando tudo totalmente crível, algo parecido que ele fez com o Supremo mais recentemente.

Apesar de ser bem calcado em ficção científica, tudo é muito real, em nenhum momento eu questionei as coisas que acontecem, tudo parece muito verdadeiro.

No final eles criam uma utopia, paz quase total, mas mesmo assim o final é meio melancolico, nem toda essa paz é capaz retirar uma tristeza interior que o Miracleman sente.

Bom, eu poderia ter colocado essa postagem no tópico "(MBB Classics) Qual a última HQ que você leu?!", mas eu gostaria de ouvir outras opiniões sobre essa fase fantástica, até pra que quando eu reler possa prestar atenção a detalhes que tenham passado despercebido. Também gostaria de saber o que vocês acham da fase do Gaiman, vale a pena ler?

Algumas imagens, os enquadramentos também são diferenciados
          Spoiler!

Spoiler!

Spoiler!

Comment

Re: Miracleman - Alan Moore

Postado originalmente por Hellhammer Ver Post
            Acabei de ler todas as ediçõe que o alan Moore escreveu do Miracleman to assim

Alan Moore é gênio demais, 20 anos atrás ele já mostrava a que veio criando conceitos totalmente diferentes, realmente saindo do padrão vilão/herói. Você pega as chamadas histórias adultas atuais e tudo não passa de violência gratuita e textos enormes que nada dizem, ali não, tudo tem um sentido maior.

É muito legal como ele costura o passado do personagem com as histórias da versão futura dele, deixando tudo totalmente crível, algo parecido que ele fez com o Supremo mais recentemente.

Apesar de ser bem calcado em ficção científica, tudo é muito real, em nenhum momento eu questionei as coisas que acontecem, tudo parece muito verdadeiro.

No final eles criam uma utopia, paz quase total, mas mesmo assim o final é meio melancolico, nem toda essa paz é capaz retirar uma tristeza interior que o Miracleman sente.

Bom, eu poderia ter colocado essa postagem no tópico "(MBB Classics) Qual a última HQ que você leu?!", mas eu gostaria de ouvir outras opiniões sobre essa fase fantástica, até pra que quando eu reler possa prestar atenção a detalhes que tenham passado despercebido. Também gostaria de saber o que vocês acham da fase do Gaiman, vale a pena ler?

Algumas imagens, os enquadramentos também são diferenciados
            Spoiler!

Spoiler!

Spoiler!
            Uau,tomara que algum dia a panini faça uma republicação nessa HQ por aki,com os encadernados do moore vendendo igual água(V e Neonomicon)talvez aconteça.
            Ultimo quadro lembra levemente oque o desenhista do powers do bendis fez.
            Por acaso tem omnibus disso?

Comment

Não teve um maluco aqui do MBB que imprimiu e encadernou essa fase toda do Moore no Miracleman?

Comment

Esse material está na mão da Marvel.

O personagem voltou ao status original de Marvelman e a Panini só deverá lançar alguma coisa por aqui depois que a Marvel republicar isso lá. E imagino que depende de uma restauração decente e trabalhosa. Caberia tudo num Omnibus, mas eu apostaria que antes isso ganharia uma versão em cinco ou seis volumes...

Li umas 10 edições, provavelmente é a coisa mais brilhantes do Moore antes de Watchmen e está entre os Top 5 de toda a carreira dele.

Comment

o do gaiman é melhor

Comment

Nunca li, mas tenho ESPERANÇA que lerei isso... algum dia.

(clique no link abaixo e saiba como ser assinante do fórum!)
                    http://www.mbbforum.com/mbb/showthread.php?57581-TUDO-MORRE-O-FIM-DO-MBB-Definindo-como-e-quanto-ser%E1-o-nosso-fim-H%E1-salva%E7%E3o

"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror."
                    (Charles Chaplin)

Comment

Postado originalmente por Kleber Ver Post
                      o do gaiman é melhor
                      Tão bom que continua incompleto.

Comment

O ComicPod fez um podcast contanto toda as tretas legais da série e o que pode ser lançado e o que não pode.

Recomendo escutar para saber melhor dessa série.

http://www.terrazero.com.br/v2/2012/...emanmarvelman/

Comment

Postado originalmente por Duncan Idaho Ver Post
                          Tão bom que continua incompleto.
                          não é que esteja incompleto, é que é tão perfeito que é "incompletável"!!!
                          PROTETORES NACIONAIS: protetoresnacionais.com

Comment

Supremo é a visão do superman do Moore.

Miracleman é a visão do Capitão Marvel/Shazam

Ambas obras de arte.

Comment

Miracleman tá num nível tão alto que eu nem me sinto no direito de comentar.
                              Dance, dance, dance, dance, dance to the radio!...

Comment

Working...
                              X