Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[t.o PANINI] O TÓPICO OFICIAL NOVIDADES PANINI

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Postado originalmente por é°é½åº§ Ver Post

Não mano...tudo errado.
    O Conan PODERIA ter falado aquilo? Poderia...
    O Roy Thomas PODERIA ter colocado essa frase ou qualquer uma semelhante? Poderia...
    Se NO ORIGINAL estivesse assim, a tradução tinha mais é que seguir à risca e não tentar "amenizar" a visão do Conan (seja ela racista ou apenas por calor do momento e chamar, como disseram ai atrás, uma tribo que o atacava, usando uma palavra que, na nossa realidade, é ruim), NESSE CASO a tradução estaria certa.

MAS

Estava no original? Não...então acabou. Não é papel de tradutor MUDAR a palavra que o AUTOR usou no personagem.
    "Ain mais não perdeu sentido"
    NÂO IMPORTA! Pode não ter perdido o sentido mas as palavras e a linguagem como um todo não são tão simples assim. Tem muita coisa nas entrelinhas que o mudar de uma frase, ou mesmo palavra, possa continuar com o significado TOTAL da coisa, mas mude alguma coisa por menor que seja, então está errado.

Não, no caso do PN eles começaram falando que a frase era "igualzinha" a do original, depois mudaram falando que "não muda o sentido geral da frase", por fim terminaram por "está parecido com o original e que a tradução é produto do seu tempo" (o que eu também discordo pois uma coisa é você atualizar palavras arcaicas para outras mais "comuns", outra coisa é inserir um paralelo com um cenário/fato histórico que nada tinha a ver com o texto original).
    P&N mudou a frase original (mesmo não perdendo o sentido geral) para se adequar ao dias de hoje, querendo dar uma "lacrada", mesmo eles não admitindo.
    Concordo 100%.

Comment

• A única coisa ruim da tradução do P&N é que deu palco desnecessário pra um anormal e seu gado.

E essa da Panini não tem desculpa mesmo, ainda que tenham preferido copiar a tradução da Abril (o que é juridicamente questionável, fora a questão da preguiça...), é inacreditável que o cara tava lá lendo, viu essa frase e não pensou "peraí, isso aqui tá muito errado, melhor mudar pelo menos esse balão aqui...").
      https://twitter.com/R0GERlO

Comment

• Postado originalmente por Oscar wilde Ver Post
        Não vou quotar um por um que me respondeu para nao dar palco para militante dançar.

Mas o pessoal que está se doendo por esse termo, não seria melhor cancelar o Conan de vez por ser um machista?

Ou uma causa vale mais que a outra?
        Tem causa que vale mais do que outra sim.
        Por exemplo, eu te chamar de viado é menos grave do que chamar um negro de macaco.

Postado originalmente por Oscar wilde Ver Post
        E lembrando que o criador do Conan era um dos melhores amigos de h.P Lovecraft, um dos maiores escritores racistas do século passado. Um cara anti racista seria amigo de um racista?
        Ué, e vc não tem amigo hétero não? Pela sua lógica, um cara machão (tipo o Conan) jamais seria amigo de um couro largo como vc?

Postado originalmente por Oscar wilde Ver Post
        E sob ser clone (clone seria copia? eu sou copia de alguém é isso?) agora eu entendo pq o pessoal dos grupos que eu participo do face e no watts dos 2quadrinhos,comixzone e hqzazo preferem ver o inferno do que participar desse fórum e falam muito mal das pessoas daqui.
        É pq nesses grupos só tem maricas do couro largo. Pra participar do MBB pode ser gay, hétero, negro, branco, só não pode ser reacinha frouxo que não aguenta um tiro de 12 na cara sem chorar igual a vc.

Comment

• Oscar wilde de taubaté
          A nova geração.

Comment

• ...

Postado originalmente por Latão Ver Post

E essa da Panini não tem desculpa mesmo, ainda que tenham preferido copiar a tradução da Abril (o que é juridicamente questionável, fora a questão da preguiça...), é inacreditável que o cara tava lá lendo, viu essa frase e não pensou "peraí, isso aqui tá muito errado, melhor mudar pelo menos esse balão aqui...").

Quem frequenta grupos do Conan sabe que o público mais velho adora TUDO que a Abril fez (tradução, papel, propagandas do IUB e até mesmo publicar as histórias da "Conan o Bárbaro" dentro da ESC, como a "saga da rainha da costa negra"), é natural que a Panini reaproveitasse a tradução adorada, mas isso não significa deixar de revisar o texto.

...

Comment

• Então pelo que eu entendi pela postagens do pessoal( novamente não vou quotar para não dar palco para militante dançar) vc pode ser anti racista e ter amigos racistas? vc pode ser racista do Texas e mesmo assim escrever um personagem não racista? só machista. Não pode o termo macaco na historia de um tribo que esta querendo matar o personagem, mas pode o personagem tratar mulher igual a lixo.

Militante meia a meio mbb.

Olha essa passada de pano que estão dando para o Conan para ainda continuar lendo o personagem está engraçado.
              Last edited by Oscar wilde; 11-03-2021, 03:29 PM.

Comment

Então pelo que eu entendi pela postagens do pessoal( novamente não vou quotar para não dar palco para militante dançar) vc pode ser anti racista e ter amigos racistas? vc pode ser racista do Texas e mesmo assim escrever um personagem não racista? só machista. Não pode o termo macaco na historia de um tribo que esta querendo matar o personagem, mas pode o personagem tratar mulher igual a lixo.

Olha essa passada de pano que estão dando para o Conan para ainda continuar lendo o personagem está engraçado.
                Dança na minha caceta Mc Wilde. E não adianta vir com papo de que é virgem não, pq o Anderson Leonardo pode ter caído nessa mas eu sou macaco velho (no caso macaco pra mim pode pq sou um porco branco).

Comment

• Descansa Militante.

Comment

Então pelo que eu entendi pela postagens do pessoal( novamente não vou quotar para não dar palco para militante dançar) vc pode ser anti racista e ter amigos racistas? vc pode ser racista do Texas e mesmo assim escrever um personagem não racista? só machista. Não pode o termo macaco na historia de um tribo que esta querendo matar o personagem, mas pode o personagem tratar mulher igual a lixo.

De Anus Profundis.

Comment

• Caso o Oscar tenha se referido a mim como militante, mesmo entendendo a suposta conotação negativa, sim, eu sou um neste caso. Primeiro porque eu sou preto, segundo porque minha atual pesquisa no doutorado se refere a quadrinhos e a esse tema, terceiro porque sou uma pessoa que deseja que ninguém seja discriminado por qualquer coisa que seja. Basicamente ser antirracista é o que se espera de qualquer pessoa de bom caráter, humanista, empático e inteligente. Há um falso entendimento sobre militância, deixado claro agora pelo BBB, que infelizmente emponderou alguns mal intencionados e outros explicitamente racistas sobre essa questão. Militância é contribuir efetivamente por atos para que determinada coisa mude em sociedade, não é apenas colocar uma hashtag ou utilizar qualquer luta para fins próprios.

Outra questão: não igualem isso ao caso do PN, não é uma mera questão de tradução não. Isso deveria ser óbvio.

Comment

. Não pode o termo macaco na historia de um tribo que esta querendo matar o personagem, mas pode o personagem tratar mulher igual a lixo.
                        Claro que pode, desde que tenha sido o autor da obra que o tenha feito, e não um tradutor qualquer ai que simplesmente resolveu mudar o texto original sabe-se lá por qual motivo.
                        Não pode trocar o termo que o Conan usou para "macaco", assim como também não se deve trocar a forma como ele trata as mulheres para ficar mais "politicamente correto". Imagine, daqui a pouco sai uma edição colocando mais roupa em algumas mulheres das artes...

Não tem que ficar mais politicamente correto, ou menos, tem que ser o que foi no original, o mais próximo possível.

Simples assim, não sei pq tem gente defendendo a mudança dessa vez, assim como também não entendo como tinha gente que apoiava a mudança do P&N. Mudança é mudança.

Comment

• alguma novidade da panini hj? algum anuncio de titulo novo? alguma revista nova da panini em banca?

Comment

• Postado originalmente por Dylan Dog Ver Post
                            Caso o Oscar tenha se referido a mim como militante, mesmo entendendo a suposta conotação negativa, sim, eu sou um neste caso. Primeiro porque eu sou preto, segundo porque minha atual pesquisa no doutorado se refere a quadrinhos e a esse tema, terceiro porque sou uma pessoa que deseja que ninguém seja discriminado por qualquer coisa que seja. Basicamente ser antirracista é o que se espera de qualquer pessoa de bom caráter, humanista, empático e inteligente. Há um falso entendimento sobre militância, deixado claro agora pelo BBB, que infelizmente emponderou alguns mal intencionados e outros explicitamente racistas sobre essa questão. Militância é contribuir efetivamente por atos para que determinada coisa mude em sociedade, não é apenas colocar uma hashtag ou utilizar qualquer luta para fins próprios.

Outra questão: não igualem isso ao caso do PN, não é uma mera questão de tradução não. Isso deveria ser óbvio.
                            Foda, explicou de maneira direta. Parabéns, Dylan.

Aproveito, alguém já viu nas bancas o Hellblazer Sandman Apresenta 1?

Comment

• Eu só acho estranho o militante ficar possesso pelo termo macaco e não ficar possesso com o fato do personagem ser machista e tratar a mulher igual a lixo.

Fica parecendo militante meio a meio: ser bom caráter,humanista,empático, inteligente é não utilizar o termo macaco para um personagem se referir a uma tribo que está quase o matando e o perseguindo.

Mas ele ser machista e tratar mulher igual lixo tudo bem, afinal todos sabemos que isso dá para relevar( nisso o
                              bom caráter,humanista,empático, inteligente não entra)

Esse mes faz 25 anos da morte dos mamonas assassinas, imagina as musicas do grupo para esses militantes?

Comment

• O R2 estava certo, paremos de dar palco.

Comment

Working...
                                X