Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[JRP EM FESTA NEWS] Ota definitivamente fora da MAD.

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [JRP EM FESTA NEWS] Ota definitivamente fora da MAD.

Primeiro ele tinha postado algo falando que a Panini não ofereceu uma proposta satisfatória, e que talvez não iria ser mais o editar da MAD.

Segue abaixo:

COMUNICADO OFICIAL

OTA NÃO DEVE VOLTAR PARA A MAD

A ligação de Ota com a revista Mad, que vem desde 1974 quando a revista começou a ser publicada no Brasil pela Editora Vecchi, continuou com a Record que assumiu a publicação em 1984 e com a Mythos em 2000, provavelmente acabou no último número (46) da série publicada pela Mythos. As chances de a Panini (que comprou os direitos de todas as revistas da DC, incluindo a MAD) contar a participação do cartunista e editor na próxima série são mínimas.

P - Ota, você não vai mais voltar pra Mad?

R - A tendência é que eu não participe da nova série.

P - Por quê?

R - Até agora não se chegou a um acordo satisfatório. A Panini nunca me procurou, a Mythos (que produz a parte editorial das revistas da Panini e funcionaria como meio-de-campo) também não deu nenhuma definição, embora tenha havido algumas sondagens no início do ano. Acho que eles mesmos não resolveram direito ainda a coisa, mas nesse meio tempo a fila anda, né. Eu não posso ficar esperando a vida toda, porque tenho minha vida para tocar. Então nesse meio tempo surgiu uma proposta de trabalho interessantíssima, irrecusável, e aceitei.

P - Que proposta é essa?

R - Não posso falar. Mas não tem relação com revistas. É um projeto diferente que me convidaram pra tocar, amei na hora e acho que tem futuro. Senti muita firmeza, embora seja um grande desafio colocar esse treco pra funcionar. Mas eu amo desafios.

P - Você está trabalhando com exclusividade nesse novo projeto?

R - Não. Não sou exclusivo de ninguém. Continuarei produzindo as minhas tiras (Dom Ináfio, no Jornal do Brasil e Concursino, na Folha Dirigida), que me dão muito prazer de fazer, roteiros para gibis do Menino Maluquinho e outros trabalhos. São muitos projetos em andamento e não desisti de nenhum deles, apenas estou abrindo mão da MAD porque não acho que chegaria a um acordo interessante para mim com as duas editoras (Panini e Mythos), mesmo que e SE eles quisessem que eu continuasse.

P - Como assim? O que seria um acordo interessante?

R - Vamos esclarecer uma coisa. Não é nada pessoal contra a Mythos, ou a Panini, mas chegou a um ponto que financeiramente ficou desinteressante para mim continuar. As revistas em quadrinhos estão vendendo cada vez menos, e com isso o mercado se achatou. A verba foi lá embaixo e não é mais possível fazer uma boa revista. Eu estava trabalhando praticamente de graça esses últimos anos. A despesa de montar uma revista é grande, envolve terceiros -- ajudantes, colaboradores -- e um custo operacional que não pode ser desprezado. Então a grana que eu tinha para fazer a revista se pulverizava e fazendo as contas na ponta do lápis não sobrava nada pra mim. tinha que arrumar outros trabalhos para suprir o defict e esses geravam mais despesa. No final, o saldo eram só contas pra pagar. E esse problema não parece ter solução. Algumas pessoas estão falando "mas oooh você não pode fazer isso, você é a cara da Mad no Brasil", mas eu tenho que cuidar dos meus interesses.

Um acordo interesante seria mais do que estavam pagando, e a primeira oferta foi menos. Aí eu estaria pagando pra trabalhar. Isso não tem sentido. Pensou-se em eu produzir apenas parte da revista e deixar o resto (a parte americana) por conta da Mythos mas isso também não é de forma alguma interessante pra mim. Ou eu tenho controle total sobre tudo como sempre tive, ou nada feito. Não dá pra fazer meia revista. Resolvi que chegou o momento de parar.

P - Você não vai continuar nem mesmo como colaborador? Com o Relatório Ota?

R - Infelizmente, não. O Relatório Ota vai sofrer uma pausa até que encontre outro veículo. Não tem sentido eu fazer só o Relatório Ota, pois o meu nome continuaria associado a uma revista sobre a qual eu não teria nenhuma ingerência sobre o resto do conteúdo. As pessoas veriam "ah, o Ota ainda está na revista" e comprariam gato por lebre. É preciso ficar bem claro que o Ota NÃO ESTÁ mais na revista.

P - Isso é ireversível?

R - Não. Mas é muito pouco provável que eles aceitem as minhas condições. Ou fica inviável para eles ou fica para mim. É praticamente impossível um acordo que satisfaça aos dois.

P - No caso da sua saída, quem vai ser o novo editor?

R - Não faço idéia, mas o novo editor vai ter um problemão porque a MAD americana está muito difícil de adaptar atualmente e pegar o conteúdo americano atual e colocar compreensível para os padrões brasileiros é tirar leite de pedra. Não dá pra fazer a revista só com Aragonés e Spy. Eu estou horrorizado poque estou recebendo os números novos que estão saindo e vendo que cada vez está mais difícil de aproveitar o que eles estão colocando agora na revista. Deixei a casa o suficientemente arrumada para eles poderem reiniciar uma nova série, mas vai se mais complicado do que eles pensam.

P - E os demais colaboradores nacionais?

R - Uai, eu falo só por mim. Os outros estão liberados para fazerem o que quiserem. Se eles quiserem continuar, é por conta deles. Não vou me sentir traído se eu sair e os outros continuarem, caso sejam chamados. Eu não tenho uma proposta melhor para fazer a eles, não tenho como comprar o passe deles.

P - E a ECA MAGAZINE?

R - A ECA pode ser um projeto abortado antes mesmo de sair a primeira.

--------------------------------------------------------

Depois veio a confirmação:

Não façam perguntas, finjam que não aconteceu nada, aliás não aconteceu nada mesmo, este blog tá parado desde outubro passado. Em resumo, não estou mais na Mad, desisti de fazer a revista Eca, e não quero comentar isso aqui, apenas que estou aliviado de ter tirado esse peso das costas depois de tantos anos (32 anos editando a Mad).
    Lamento. Ota na Mad não vai ter mais, se a revista voltar vai ser sem mim. A Eca desisti de fazer porque percebi que iria à falência se continuasse. Revistas em bancas não vendem o suficiente pra pagar sua produção e a gente acaba trabalhando de graça. Isso já é chato, agora imaginem quando a gente descobre que precisa PAGAR pra trabalhar. Trabalha o dia inteiro, e não vé nada, a não ser a pilha de contas aumentando.
    Fechei o estúdio, dispensei meus assistentes e reduzi minhas atividades apenas a coisas que eu podia fazer sozinho. E nesse meio tempo pintou uma proposta irrecusável, não sou besta e aceitei na hora.
    Lamento, mas preciso sobreviver, arrumei um novo trabalho onde estou sendo bem pago só para pensar e desenvolver um treco que nunca foi feito. Não vou dizer o que é porque além de ser um projeto secreto não é da conta de vocês. Acabou a era de Ota como editor de revistas em quadrinhos. Continuo fazendo as minhas tiras (Dom Ináfio no Jornal do Brasil e Concursino na Folha Dirigida) e alguns frilas, além do emprego novo. é um novo salto na minha carreira, vai dar o que falar. No próximo semestre deve ser lançado no mercado. NãO é quadrinhos, é um salto para as novas mídias. E o pessoal com quem estou trabalhando é legal, são apenas mulheres e todas são lindas, pena que todas sejam comprometidas. Bem, nada é perfeito. Mas que tá muito legal, tá. Aguardem.

-----------------------------------------------------------------

É o fim de uma era amigos!

O engraçado foi ele sempre tentando sair como superior.
    rss
    Eu sempre gostei do relatorio Ota, pra mim irá fazer falta.

Ota e a sua coleção, dizem que provavelmente é a maior coleção particular de gibis no Brasil.
    vão todos tomar no cú! é isso mesmo!! ñ fodi!!!

Grande Perca!

Eu sinceramente desejo sucesso a MAD no Brasil! Mas sem o Ota, vai ser difícil. Os editores de hoje só sabem traduzir e mandar pra gráfica.

Comment

Agora o BK volta!

Comment

Tomara que a Panini realmente lance essa nova Mad. O Ota era legal, mas tinha enchido o saco já faz tempo.
        Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Comment

Postado originalmente por Chico Barney
          Tomara que a Panini realmente lance essa nova Mad. O Ota era legal, mas tinha enchido o saco já faz tempo.

_________Rodrigo__________

Não importa o quanto você se esforce, é impossível ser cool em Belém do Pará

Comment

O quê, eu me preocupar?
            what a incredible pace!

Comment

Comment

É o fim de uma era.

Comment

O cara tá certo! AS CONTAS NÃO PÁRAM!!!
                  Tem que se virar pra outro lado mesmo.
                  Mas eu gosto do trabalho dele. Tenho o site no Favoritos.
                  Desenhista agenciado
                  http://www.pencilbluestudio.com/inde...=94&Itemid=122
                  www.romfreire.blogspot.com

Comment

Postado originalmente por Scott Summers
                    Agora o BK volta!
                    No aguardo dele.

O Relatório Ota era a coisa mais sem graça da Mad, e seus desenhos eram horríveis, seu humor, péssimo, ou seja: deveria ter saído há muito tempo.

Ainda tenho que aturar as tirinhas desse sujeito no Jornal do Brasil..."Dom Ináfio" é o caralho.

Comment

E ele finge que foi ele que quis sair, quando claramente é a Panini que quer fazer uma Mad diferente. Afinal se tivesse dando certo não teria nem sido interrompida na transição de editora.

Comment

Putz , acho que não leio MAD desde os anos 80. Até dou uma olhada na banca, mas não compro.
                        É legal mudar, mas se tem um cara que possa tocar legal a MAD, esse cara já está fazendo outra coisa e provavelmente no Rio.
                        https://www.facebook.com/DiarioPratico/
                        http://diariopratico.blogspot.com/

Comment

Pq esses caras sempre usam um coletinho?

Comment

MAD, Ota, BKú, tudo lixo, tudo fóssil, sem graça há 30 anos atrás, hoje só causa pena. Que Satanás os carregue.
                            Winners don't use drugs.

Comment

Só você que presta, né?

O ego das pessoas é uma coisa impressionante.
                              O BK com todos os defeitos que tem e ainda existem pessoas com inveja dele...

Comment

Working...
                              X