Anúncio

Collapse
No announcement yet.

(Melhor Gibi do Planeta) SCALPED! O fim está próximo...

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• (Melhor Gibi do Planeta) SCALPED! O fim está próximo...

Resenha do Omelete:

Ed Brubaker é o escritor de HQ mais premiado da atualidade. Este ano ele ganhou os prêmios Eisner e Harvey como "melhor escritor"; tem sua nova série policial, Criminal, em destaque fora da mídia especializada em quadrinhos; e é elogiado até quando escreve uma HQ extremamente comercial, como a morte do Capitão América.

Mas essa resenha não é sobre Ed Brubaker. Quando perguntam a Brubaker o que ele lê, a primeira resposta é: Scalped, de Jason Aaron.

A série da Vertigo vende-se como uma "Família Soprano indígena". Em uma reserva de índios Sioux na Dakota do Norte, uma das regiões mais pobres dos EUA, tudo é controlado pelo cacique Lincoln Red Crow, dono do cassino que move a economia e o crime local. Dashiell Bad Horse, um jovem agente do FBI que deixou a reserva quando era adolescente e prometeu nunca voltar, torna-se operativo infiltrado para desbaratar as operações de Red Crow. E tem que lidar com o que deixou para trás, como família, amores e a própria herança indígena que nega.

Se fosse uma série da HBO, como Sopranos, Scalped faria bonito. A primeira coisa que chama atenção é a violência, bem como os diálogos que fariam Garth Ennis corar. Mas isso é só o recheio para uma história complexa sobre família e identidade. Aaron sabe orquestrar a história para fazer você sentir quando Dashiell percebe que ainda ama a reserva que sempre odiou. O trabalho com os personagens é um dos melhores nas HQs atuais.

Porém, como quase sempre acontece na Vertigo, os desenhos deixam a desejar. O iugoslavo R.M. Guéra sabe que tem que dar um estilo sujo às páginas, para entrar no espírito criminoso da série. Mas não tão sujo a ponto de você não conseguir entender o que está acontencendo nem reconhecer os personagens, o que demanda um certo esforço do leitor. O que falta é um editor com pulso firme para coordenar a parte artística da série. Nos roteiros, Scalped é uma das melhores HQs a surgir nos últimos tempos.“

-------------------------------------------------------------------------------------

Acabei de ler o primeiro TP ”Indian Country” e gostei bastante.

Pra começar, não existem uniformes coloridos ou superpoderes. A trama é a mais realista possível. Esqueçam também este papo de ”Família Soprano Indígena”. Apesar dos personagens serem bem construídos, ninguém tem o carisma de Tony Soprano. Mas é justamente por não ser uma “Família Soprano” que a série é original e muito legal.

A história é passada dentro da reserva indígena de Prairie Rose, contaminada pelas doenças da civilização branca, como prostituição, tráfico de escravos, drogas, bebidas, cassino e a própria política do homem branco. O vilão Red Crow é incrivelmente filho-da-puta, ficou rico graças ao sofrimento dos outros índios, comanda o Cassino e todos os negócios lucrativos da reserva, é o comandante político de seu povo e tem o sheriff e a polícia em seu bolso. O cara é praticamente intocável.

O personagem principal, e herói da série, Dashiel Bad Horse é um ótimo personagem. Ele é bom de porrada e tem um nunchaku, mas sua força para por aí. Ele volta para casa, como um agente infiltrado, mas como ninguém sabe disso, ele é visto como um zé-roela covarde e que renega suas raízes. E ele tem muito disso mesmo. Sua mãe tem vergonha dele, ninguém o respeita e ele precisa assumir suas raízes indígenas para poder se integrar ao local e realizar seu trabalho, bem como fazer as pazes consigo mesmo. Esse conflito o faz fraquejar em alguns momentos, mas ele não é um agente especial do FBI à toa e podemos perceber na história que ele tem seus méritos.

Os desenhos realmente poderiam ser melhores. O trabalho do Guéra é muito escuro, sujo e, às vezes, é meio complicado reconhecer os personagens. Mas está longe de ser ruim.

Recentemente, Jason Aaron, foi o novo contratado como exclusivo da Marvel. Aaron será o roteirista oficial das séries de Wolverine e Motoqueiro Fantasma a partir deste início de 2008 nos EUA. Mas o contrato de exclusividade, porém, faz exceção para Scalped, que ele continuará escrevendo para a Vertigo.
    Paz e amor...só tranquilidade.

Parece interessante, vou conferir.

Adoro quando postam sobre essas séries, que eu sempre vejo no tópico miolos mas tenho preguiça de baixar.
    Faço JOGUINHOS DE TEXTO AGORA, GRANDE EVOLUÇÃO DE PERSONAGEM:
    https://forum.choiceofgames.com/t/th...ed-15-05/26275

Comment

Pode até ser bom mas li e não gostei... Passo longe...
      Stampede.
      Humanoid Typhoon.
      Sixty Billion Double Dollar Man.
      Natural Human Disaster.
      Act Of God.

Comment

parece interessante. pena que pra sair aqui vai ser um parto.

quando li o nome do protagonista me lembrei de cara de dashiell hammet, autor de roances policiais.

talvez por isso tenham feito a jogada de colocar o brubaker como fã da série.

é isos
        groucho
        ‎"Os quadrinhos são divididos em três categorias, não importando se são publicados por uma grande editora ou com as moedas guardadas no cofre do porquinho: Lixo Sem Alma, Lixo Pretensioso e Quadrinhos Bons.".
        (allen sieber)

Comment

Postado originalmente por HÊÚLock.
          Pode até ser bom mas li e não gostei... Passo longe...
          O mesmo aqui.
          Baixei as duas primeiras e não consegui terminar.

Comment

Como eu disse antes, não tem uniformes e nem superpoderes...

Comment

eu adoro scalped, é coisa fina mesmo, e gosto dos desenhos

Comment

Postado originalmente por groucho

quando li o nome do protagonista me lembrei de cara de dashiell hammet, autor de roances policiais.

é isos
                groucho

Não acho... o Medauar da Pixel falow que estava lendo essa série e curtindo bastante! E ela faz parte do contrato da Pixel...

Acho que deve entrar em breve em algum dos Mix's!

Comment

Isso aí é muito bom.

Comment

li o primeiro arco, quando fizeram outro tópico sobre a série um tempo atrás. é bacana, mas acabou meio perdida no monte de scans que eu leio. um dia eu volto pra ler mais uma leva.

e o arco dele no wolverine também é coisa fina.
                    quando as coisas ficam estranhas, os estranhos viram profissionais.

Comment

Postado originalmente por Aníbal
                      Como eu disse antes, não tem uniformes e nem superpoderes...
                      Verdade, mas não é o "só" por isso que não gostei.

100 Balas e Sleeper também não têm uniformes (o último ainda têm poderes), e eu gosto muito.

Comment

De certa forma, é possível comparar Sleeper como Scalped, principalmente quando a gente vê o Dash ser perseguido e correndo risco de vida pelo seu próprio histórico na reserva e pelo seu temperamento e atitudes, sem que estes mesmos perseguidores sequer desconfiem que ele é um agente do FBI.

O cara se meteu em uma ratoeira e, no início, vc pensa que ele foi voluntário para a missão a fim de se reconciliar com seu passado e percebe na terceira edição que não é nada disso. Ele está lá obrigado por seu superior, sabe que vai morrer ali e está fudido.

Não vejo a hora de ler o segundo arco.

Comment

Comecei a ler na época que fizeram um outro tópico sobre o assunto na Quadrinhos e acompanho até agora. Muito foda, tanto história como desenhos (acho que o estilo do Guerra casa perfeitamente com a ambientação e os personagens). Junto com Crossing Midnight, uma das melhores coisas da Vertigo saindo atualmente.

Comment

Postado originalmente por macdin
                            Postado originalmente por groucho

é isos
                            groucho

Não acho... o Medauar da Pixel falow que estava lendo essa série e curtindo bastante! E ela faz parte do contrato da Pixel...

Acho que deve entrar em breve em algum dos Mix's!
                            bacana saber disso.
                            depois que a pixel me apresentou DMZ ganhou pontos de confiança comigo.
                            é certo que cofrarei se sair por aqui.

saudações
                            groucho
                            ‎"Os quadrinhos são divididos em três categorias, não importando se são publicados por uma grande editora ou com as moedas guardadas no cofre do porquinho: Lixo Sem Alma, Lixo Pretensioso e Quadrinhos Bons.".
                            (allen sieber)

Comment

Bela lembrança! Vou atrás do importado muito em breve, quero muito ler esse gibi já faz algum tempo.

Abracetas!
                              Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Comment

Working...
                              X