Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Filme] TUNGSTÊNIO

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [Filme] TUNGSTÊNIO

As filmagens desse filme acabaram tem um tempinho acho,mas ainda não tinha tópico...

TUNGSTÊNIO

Novo filme de Heitor Dhalia, diretor de 'Serra Pelada', é inspirado em HQ premiada; vejas as imagens

Novo filme de Heitor Dhalia – diretor de “À Deriva”, “O Cheiro do Ralo” e Serra Pelada -, Tungstênio narra as histórias entrelaçadas de personagens de bairros pobres de Salvador que precisam lidar com situações extremas: um policial que age por instinto; sua esposa, que deseja a separação; um pequeno traficante em busca de sobrevivência; e um ex-sargento saudoso do quartel. Confira imagens do longa, que ainda não tem data de estreia.

http://globofilmes.globo.com/noticia/tungstenio-fotos/

O Tungstênio faz um retrato muito afiado de uma Bahia explosiva. É incrível como o universo criado pelo Marcello é abrangente, cheio de tensões humanas e sociais. É uma Bahia ancestral, mas caótica, de cores vivas e tipos muito particulares”, define Dhalia. “É um realismo irônico, cortante, de personagens complexos no seu embate com o cotidiano que é quebrado por um evento aleatório”.

Laureada na França no Festival de Angôuleme, em fevereiro, com o prêmio de melhor história policial, aHQ de Quintanilhaé centrada em fragmentos da vida de quatro pessoas, um ex-sargento, um traficante, um tira durão (e de honestidade duvidosa) e a esposa deste. Sua trama foi adaptada pelo próprio Quintanilhaem parceria com os autores da série global SuperMax: Marçal Aquino e Fernando Bonassi.Dhalia promete ainda duas revelações de peso no elenco, majoritariamente baiano: Samira Carvalho e Wesley Guimarães. O policial foi confiado a Fabrício Boliveira, protagonista do blockbuster Faroeste Caboclo (2013), e o militar reformado ficou com o veterano ator paraibano José Dumont, hoje em cartaz no premiado Era o Hotel Cambridge.

“Tungstênio é um filme que dialogue, talvez, com O Cheiro do Ralo, por ter, como ele, um universo estético que vem de um autor de quadrinhos”, explica Dhalia, que rodou o longa com fotografia de Adolpho Veloso, com quem filmou nos EUA e na Índia o documentário On Yoga, ainda inédito. “A HQ traz por si só um elemento de Pulp Fiction, com um universo narrativo mais inovador. O Tungstênio tem uma estrutura narrativa muito subversiva e inovadora. Uma estrutura de recorte temporal fascinante. É forte, duro e irônico. É um cotidiano violento desvendado com requinte narrativo e um humor ácido maravilhoso. E o título fica Tungstênio mesmo, que é um nome é excelente. Eu me apaixonei primeiro pelo nome e depois pela história”.

https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/tungstenio-reveladas-as-primeiras-imagens-exclusivas-da-adaptacao-da-hq-de-marcelo-quintanilha/362688/

"Spyder! Spyder! burning bright
    In the forests of the night
    What immortal hand or eye
    Could frame thy fearful symmetry?”

Re: [Filme] TUNGSTÊNIO

10 de maio nos cinemas.

A nova geração.

Comment

Parece bom. Será que ganha circuito comercial no país todo ou vai ficar na putaria de Salvador/Bh/Rio e Sampa?

Comment

A nova geração.

Comment

Filme foi adiado em uma semana - agora estreia 17/05.
          A nova geração.

Comment

Adiado novamente para 21 de junho!
            A nova geração.

Comment

Vixxxeeee... que será que tá pegando?

Comment

Com o filme em si, nada. Já tá pronto e inclusive já teve sessão no Rio com presença da equipe e do Quintailha.

A questão acaba sendo o gargalo de distribuição, imagino.
                A nova geração.

Comment

A nova geração.

Comment

Espero que essa demora seja pra aumentar o número de cidades onde entrará em cartaz.

Comment

Hoje nos cinemas !
                      A nova geração.

Comment

[Filme] Tungstênio (2018)

Tungstênio traz quatro personagens ao centro de uma narrativa construída com precisão mecânica: um policial movido por seus instintos, sua esposa, cuja decisão de se divorciar dele parece irrevocável, um pequeno traficante, cujo principal interesse é sobreviver a cada dia, e um ex-sargento do exército, que sente falta da vida no quartel.
                        —Marcello Quintanilha
                        “Uma narrativa construída com precisão mecânica”. Eu acho que isso descreve bem a HQ, que realmente é ótima, porém a adaptação para o cinema me decepcionou. Ela não acrescenta nada à história: é praticamente cada quadro da HQ em filme, então você já sabe o que vai acontecer na trama e já espera uma narrativa bem elaborada como a feita no gibi. Então, pra mim, o material perde toda a graça. A HQ Tungstênio já não é exatamente uma obra complexa, que vale a pena revisitar ou procurar por perspectivas diferentes, é só uma sequência rápida de eventos contada de uma maneira interessante.

Não acho que valha a pena assistir se você já leu a HQ, ou pelo menos se ainda se lembra bem dela.

Ainda comparando com a HQ, senti que tudo estava meio descaracterizado, no tempo errado. A linguagem corporal dos personagens, a narração... Principalmente a ironia do Richa: na HQ ele é mostrado como um super-herói (moreno e pançudo, correndo na velocidade da luz, batendo em todo mundo e dando pulos de losango aberto invertido), no filme é só um cara, as cenas com ele não têm impacto. O último embate dele com os criminosos é muito rápido, sem graça nenhuma.
                        Durante o filme eu também estranhei a cena de sexo dele com a Keira, que no gibi é bem impactante e mostra como ele pode ser insensível e, pesquisando agora por mais informações, leio que a cena foi “muito conversada com o elenco feminino e com feministas" (ele reuniu um conselho pra decidir o que deve ou não filmar? Mesmo querendo manter o máximo possível de fidelidade?) e que “no quadrinho, ela quase passa despercebida”. Mas que belo mangina, trocou o original e deixou de lado a fidelidade que tanto prezava pela coisa mais óbvia possível: sugerir que o cara broxou.

A única coisa que o filme fez por mim foi me fazer valorizar ainda mais a HQ, porque não conheço o lugar do forte lá e não imaginava o quão bem o Quintanilha tinha representado em quadrinhos.

O que posso analisar do filme sem tomar a HQ como referência é que ele é cheio de shaky-cam e filmado praticamente todo com closes nos rostos dos personagens mostrados de baixo. Bem irritante, não ajuda em nada à narrativa e nem é uma escolha que mostra um “estilo próprio, com personalidade", o que imagino que era a ideia.

E eu genuinamente fui querendo gostar do filme, por já gostar da HQ e pelo trailer ser legal.

O filme é co-escrito pelo Marçal Aquino, dos ótimos O Invasor e Ação Entre Amigos, que também colaborou com o Dhalia na adaptação (decente) do (ótimo) livro O Cheio do Ralo, do escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli.
                        LIVE FAST. LOVE HARD. DIE WITH YOUR MASK ON.

Comment

Re: [Filme] Tungstênio (2018)

http://www.mbbforum.com/mbb/showthre...e-TUNGST%CANIO
                          A nova geração.

Comment

Re: [Filme] Tungstênio (2018)

Foi mal pelo vacilo, se algum moderador puder apagar esse tópico, depois reposto no que já existe.
                            LIVE FAST. LOVE HARD. DIE WITH YOUR MASK ON.

Comment

Working...
                            X