Se essa é sua primeira visita, lembre-se de conferir a FAQ clicando no link. Você deve se registrar para poder postar: clique no link de registro para continuar. Para visualizar as mensagens,
selecione o fórum que deseja visitar na listagem a seguir.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
deuses egípcios vs deuses nórdicos vs deuses gregos
Re: deuses egípcios vs deuses nórdicos vs deuses gregos
Os gregos me parecem ter vantagem. Os nórdicos não eram imortais, envelheciam sem comer maçãs. Os egípcios também morriam. E o domínio dos gregos era real, incontestado pelo que lembro.
Gregos possuem Atena.
Fala sério, eu inventei de dar uma lidinha de leve no artigo da Wikipedia a respeito de Atena.
Ela sozinha já sola os outros versos na base da inteligência.
"Felizes os que são atentos às necessidades dos demais, sem sentirem-se indispensáveis, porque serão distribuidores de alegria.” (São Thomas More)
Postado originalmente por Norrin KuraMA
Os gregos me parecem ter vantagem. Os nórdicos não eram imortais, envelheciam sem comer maçãs. Os egípcios também morriam. E o domínio dos gregos era real, incontestado pelo que lembro.
acho que o ra era onipotente, mas teve a onipotencia roubada
It's a short one this week, but today let's talk about the mythological representation of a historical theistic overhaul - aka how Isis (the goddess, don't d...
Postado originalmente por Tidus
Teria que ver qual o maior feito de todos...
parece que os maiores feitos sempre estão ligado aos mitos da Criação.
Tirado da wikipedia, verbete "Nut"
"O deus Khepera criou-se a partir da matéria primordial ao dizer seu próprio nome, em seguida ele procriou os deuses Shu e Tefnut, formando a primeira trindade.[1] De Shu e Tefnut nasceram Geb [Nota 1] e Nut.[1][2]
"
Shu e Tefnut criaram Geb (terra) e Nut (céu).
Dá para,, com isso, considerar que os níveis de Khepera, Shu e Tefnut são nível universal? Ou deve-se considerar apenas a provável noção bem limitada de "céu"
que os egípcios tinham?
"Felizes os que são atentos às necessidades dos demais, sem sentirem-se indispensáveis, porque serão distribuidores de alegria.” (São Thomas More)
A respeito da "fraqueza" dos deuses nórdicos, num confronto nórdicos vs gregos aposto nos gregos, por que Atena com certeza arrumaria uma maneira de fazê-los parar de comer o fruto divino (a muié era malandra)
Postado originalmente por Aksum_Knight
Dá para,, com isso, considerar que os níveis de Khepera, Shu e Tefnut são nível universal? Ou deve-se considerar apenas a provável noção bem limitada de "céu"
que os egípcios tinham?
O correto é considerar o mundo que é descrito no mito, tal como já foi feito em outros tópicos que usamos deuses de religiões.
Postado originalmente por K. Kenshiro
Desenvolva.
Já ouvi esse papo antes, mas me parece que as histórias não tem absolutamente nada a ver umas com as outras.
Tem alguns casos em que parece haver correspondência, outros não. Até com influência nos dias da semana. Tipo, a 3a é dedicada à Marte e Tyr, ambos deuses da guerra (Ogun?). A 5a a Thor e Júpiter, ambos deuses do raio (Xangô?). A 6a é um dia feminino, com Vênus (Afrodite) e Freya, talvez Iemanjá. Iemanjá é a mãe, é do mar(onde Vênus nasceu) e creio que é uma deusa da fertilidade. 4a é o dia de Odin, que é o deus da sabedoria como Mercúrio, que é um mensageiro ligado a serpentes como Oxumaré, que tem dois sexos como o filho de Mercúrio/Hermes, que domina o arco-íris que liga a Terra ao domínio de Odin. Há algumas coincidências, que me fazem pensar em mistura de narrativas e mitos (Vênus- Ishtar tb por exemplo). Mas como a representação dos deuses é oral e imprecisa, há discrepâncias em descrições mesmo dentro da mesma religião, com variações de local. Não vejo como poderia haver uma correspondência exata.
As semelhanças das mitologias grega e nórdica. Alguns deuses são considerados correspondentes por possuírem funções semelhantes. Deuses gregos e nórdicos!
Comment