Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Confúcio Vs Platão

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Confúcio Vs Platão

Vs

- Qual foi o maior filosofo?

- Qual contribuiu mais para sua tradição filosófica(oriental e ocidental, respectivamente)?

- Ambos no auge, quem ganharia na porrada?

- Qual tem uma visão que você acha pessoalmente mais interessante?

- Após ter cada um mês de estudo da filosofia do outro com a ajuda de filósofos tops atuais, quem(ignorando a barreira linguística) ganhariam em um debate?

Quem vence?
    Para o homem moderno as catástrofes não são ensino e sim insolências do universo.

Re: Confúcio Vs Platão

Acho que Confúcio influenciou mais o Oriente. Na China foi o mais influente em normas sociais, bem acima de Platão no Ocidente.

Mas talvez Platão vencesse em um debate, tenho a impressão que vivia num ambiente mais belicoso filosoficamente com concorrência.
    Fraudes na urna eletrônica. É possível uma democracia assim?
    http://www.youtube.com/watch?v=0CFFogJqeKU

Comment

Empate técnico entre os dois.

Comment

maior filósofo: não tenho meios para definir isso.

maior contribuinte: creio que foi o Confúcio pq ele tinha menos concorrentes no extremo oriente (Sidarta, Lao Tse, Krishna), enquanto que no ocidente havia Aristóteles, Anaxandro, Sêneca, Epicuro, etc. Creio que até os personagens bíblicos entram um pouco na categoria de "contribuintes para a filosofia", mas deixo essa questão de lado porque não sei bem os limites entre filosofia e teologia.

porrada: KUNG FU - tse >>>>> greco romana

Visão que acho mais interessante: gosto mais de Platão pq influenciou Santo Agostinho e o mesmo deixa muitos aspectos intrigantes da fé cristã mastigadinhos para o nosso entendimento.

debate: olha, parece ao meu ver que o conceito de debate filosófico é bem mais atávico na cultura helênica do que na extremo-asiática. Por isso voto Platão. Posso tá falando caquinha, mas parece que no extremo oriente os caras simplesmente eram vistos como sábios conselheiros e ninguém meio que batia de frente. Na Grécia o coro comia.

meu placar: 2 x 2

- - - Updated - - -

Postado originalmente por Norrin KuraMA Ver Post
        Acho que Confúcio influenciou mais o Oriente. Na China foi o mais influente em normas sociais, bem acima de Platão no Ocidente.

Mas talvez Platão vencesse em um debate, tenho a impressão que vivia num ambiente mais belicoso filosoficamente com concorrência.

Norrim, não li tua respota antes de digitar a minha
        "Felizes os que são atentos às necessidades dos demais, sem sentirem-se indispensáveis, porque serão distribuidores de alegria.” (São Thomas More)

Comment

Working...
        X