Anúncio

Collapse
No announcement yet.

HQ Coreana de CHE GUEVARA

Collapse
This topic is closed.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • HQ Coreana de CHE GUEVARA




    Um olhar coreano sobre a vida de Che Guevara

    A pergunta é inevitável: como é que a história de Che Guevara foi parar na Coréia do Sul? O início do álbum em quadrinhos dá uma pista na forma de outra pergunta, feita pelos coreanos: quem é esse cara de barba e boina estampado em nossas camisetas e pôsteres? O encontro das duas questões tem como resposta "Che - Uma Biografia" (Conrad, R$ 23,50), que começa a ser vendida neste fim de semana (chega às grandes bancas na semana que vem).

    Há uma preocupação didática no manhwa, nome como é conhecido o quadrinho coreano. Há até resumos dos principais momentos na virada de cada um dos capítulos. A proposta é explicar para a nova geração coreana quem foi Guevara, visto mais como um mito do que como um líder revolucionário. É a luta vivida por ele -e pela qual deu a vida- que o álbum quer mostrar.

    Che, sabe-se, é uma figura polêmica. Há quem veja nele um assassino, há quem o tome como um mártir visionário. Narrar a trajetória dele é, acima de tudo, tomar um posicionamento político. O escritor e desenhista Kim Yong-Hwe, autor da obra, assume o ponto de vista de Che: Cuba e a luta armada são a salvação para os países latino-americanos; os Estados Unidos simbolizam o império capitalista que só visa o lucro.

    É nesse ponto que as quase 250 páginas da edição vão agradar uns, desagradar outros. Yong-Hwe o representa como uma pessoa humana e excessivamente preocupada com a miséria. É algo bem parecido com o que o diretor brasileiro Walter Salles fez em 2004 no filme "Diários de Motocicleta", que narra a viagem que Che e o amigo Alberto Granado fizeram pela América Latina. Há uma curta sequência dos dois -e da moto- no álbum, que vai muito além dos diários e da motocicleta.

    As cartas de Che também estão presentes na obra. Algumas foram reproduzidas Yong-Hwe. É visível o esforço de pesquisa feito por ele, por mais que tenha romanceado grande parte da trajetória de Guevara. A vida do militante está toda lá: o nascimento, na Argentina, as crises de asma, o diploma de médico, a passagem por Cuba e pela revolução que levou Fidel Castro ao poder (Fidel também foi humanizado), a execução na Bolívia, em 1967 (a mando do governo norte-americano).

    "Che - Uma Biografia" cumpre exatamente aquilo a que se propõe: contar a história do líder revolucionário do ponto de vista dele. Há um verniz de manhwa, com rostos e bocas caricatos em vários momentos. Nada que comprometa. Coréia do Sul e Che conseguiram combinar.

    Para registro: a indústria de quadrinhos coreana está num crescimento vertiginoso, fruto de investimentos do governo no setor.


    fonte: blogdosquadrinhos

    __________________________________________________ _________


    Curiosa eu estou...não pela história em si (pq depois que vc entra em Universidade Pública de duas uma: ou vc sai militante ou vc sai com fobia deles, eu estou no segundo grupo!), mas pra saber como é essas HQs coreanas (parecem com mangás pelas prévias)..


    Algumas prévias da revista:





    Postado originalmente por FLUFFY
    Gosto do MBB por isso. As coisas mais bobas do mundo sempre ganham proporção de tragédia grega

  • #2
    só retardado pra comprar isso.
    Giovanni Giorgio

    Comment


    • #3
      Re: HQ Coreana de CHE GUEVARA

      Postado originalmente por Dani...*
      mas pra saber como é essas HQs coreanas (parecem com mangás pelas prévias)..

      Também achei. Por isso, transferi o tópico para a parte de mangás.

      Chifradas,

      Não importa o quanto você se esforce, é impossível ser cool em Belém do Pará

      Comment


      • #4
        http://www.mbbforum.com/mbb/viewtopic.php?t=1373

        Comment

        Working...
        X