É novo em Gundam, não conhece porra nenhuma? Comece aqui e agora!
Criado em 1979 por Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate (pseudônimo de deus lá sabe quem da Sunrise, estúdio responsável pelas animações da franquia) Gundam é um divisor de águas dos animês.
A série narrava batalhas com robôs, os lendários Mobile Suits, de forma visceral e realista, algo totalmente contrastante com o que até então ocorria nos animês, assim Gundam criou um novo gênero o REAL ROBOT, onde as batalhas teriam uma ambientação mais militarizada e real, os robôs gigantes seriam utilizados não como armas fantásticas, mas como equipamento bélico, não diferente de tanques e aeronaves.
Os designs dos Mobile Suits em sua diversidade e aplicabilidade (robôs terrestres, espaciais, aquáticos, equipados para combates curtos, longos, etc.) foram marcantes para todo o mercado de animação japonesa. Desde então, as séries criaram o cargo de mecha designer onde um profissional se encarrega de toda a produção artística dos robôs de um animê. Com isso, Kunio Okawara, o designer dos Mobile Suits do 1º Gundam foi reconhecido como o 1º mecha designer.
Contudo, nem tudo são flores na história de Kidou Senshi Gundam. A série inicial tinha previsão para 50 episódios, mas os índices de audiência eram baixos e logo foi decretado o seu cancelamento. A série iria durar então 39 episódios mas os produtores conseguiram negociar mais um mês de exibição, finalizando com 43. No entanto, na reta final da exibição do animê a Bandai decidiu licenciar produtos da série e criou-se uma das linhas mais populares da empresa que viriam a ser os famosos Gunpla ("Gun" de Gundam e "pla" plastic model"). Graças a essa parceria a série se popularizou e adquiriu rentabilidade econômica. Com isso, desde então a empresa tem sido a principal patrocinadora da série.
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Abaixo uma ficha técnica e um breve resumo das principais produções animadas da franquia:
Kidou Senshi Gundam

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate
Trilha Sonora: Takeo Watanabe e Yushi Matsuyama
Mecha Designer: Kunio Okawara
Episódios: 43
Exibição Original: 7 de abril de 1979 - 26 de janeiro de 1980
Temas particulares: segregação, preconceito, manipulação de massas, ideologias
O precursor de tudo e que estabeleceu diversos plots que ainda são usados como base nos demais trabalhos da franquia.
O roteiro de passa na Guerra de Um Ano, que ocorre no fictício futuro do ano Universal Century 0079 (o calendário do Universal Century tem início com a criação das Colônias Espaciais e a habitação do espaço pela humanidade), o grupo de colônias mais distante da Terra, Side 3, se declara o Principado de Zeon e inicia uma guerra contra a Federação da Terra por independência. Zeon apesar de ter menos recursos e material humano que a vasta Federação consegue tomar a dianteira na batalha por causa dos Mobile Suits, incríveis robôs militares que dominam o combate espacial. O combate se alastra por quase 1 ano e mais da metade da população humana é dizimada...
Em Side 7 a Federação preparava sua contra-ofensiva desenvolvendo o Projeto V, com sua mais nova nave de batalha e seus próprios Mobile Suits. No entanto, Char Aznable, o Cometa Vermelho (título inspirado no Barão Vermelho da 1ª Guerra Mundial, Char tem seu nome inspirado pelo cantor francês Charles Aznavour) descobre os planos da Federação e ataca Side 7. Os militares e os civis de Side 7 sobreviventes ao ataque se unem para sobreviver.
A história narra então as batalhas da White Base, a nova nave e seus tripulantes que se tornam um dos principais pilares da conclusão da guerra. Paralelamente vemos o amadurecimento forçado de Amuro Ray, um civil de Side 7 que se torna o piloto do RX-78-2 Gundam.
Kidou Senshi Zeta Gundam

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate
Trilha Sonora: Shigeaki Saegusa
Mecha Designer: Kunio Okawara, Mamoru Nagano e Kazumi Fujita
Episódios: 50
Exibição Original: 2 de março de 1985 - 22 de fevereiro de 1986
Temas particulares: segregação, autoritarismo, engenharia genética
A história se passa em U.C. 0087, após a derrocada de Zeon a Federação cria uma força tarefa especial com o objetivo de prevenir novos conflitos entre a Terra e as Colônias, os Titãs. Contudo, essa nova organização age de forma autoritária e excessiva em sua função, promovendo por vezes uma caça as bruxas com uso de medidas drásticas como armas químicas. Para se opor a esse autoritarismo um grupo rebelde é fundado, a AEUG (Anti Earth Union Group).
Kamille Bidan, é o novo protagonista, com uma personalidade mais forte e explosiva. Vários dos personagens da primeira série retornam, como Char, agora sobre o alias de Quattro Bajeena, que também está na AEUG e se torna o mentor de Kamille.
Perto do clímax do animê também surge uma nova facção, Axis Zeon, com os remanescentes de Zeon, ainda fiéis aos ideais de Zeon Deikun e querendo a independência das colônias. Eles usam o asteroide móvel, Axis, como base de operações, e graças a isso ficaram escondidos aos olhos da Federação e dos Titãs.
Devido a popularidade do primeiro Gundam com o público feminino, Zeta Gundam conta com um enorme elenco feminino, incluindo heroínas e vilãs, e alguns dos personagens com maior destaque e poder da séries são mulheres.
A série é conhecida por seus temas e momentos pesados. Aqui Tomino demonstra o porque de ter recebido a alcunha de "Kill'em All Tomino", o final da série é bem sangrento e foi até suavizado na reedição de Zeta, nos filmes "Zeta Gundam: A New Translation", lançados em 2005 e 2006. Apesar disso é uma das séries mais populares, sendo conhecida como a favorita da maioria dos fãs.
Kidou Senhsi Gundam ZZ

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate
Trilha Sonora: Shigeaki Saegusa
Mecha Designer: Makoto Kobayashi, Yutaka Izubushi e Mika Akitaka
Episódios: 47
Exibição Original: 1 de março de 1986 - 31 de janeiro de 1987
Temas particulares: órfãos, comédia juvenil, engenharia genética, clonagem
A série começa imediatamente depois dos eventos do último episódio de Zeta. Os sobreviventes da AEUG vão para Side 1 na colônia Shangri-La, habitada por diversos jovens órfãos de guerra. Judau Ashta, o novo protagonista, e seus companheiros se juntam a AEUG na luta contra Neo Zeon, antiga Axis Zeon. Somando novas forças a AEUG tem agora o Gundam ZZ, o Zeta Gundam, o Gundam MkII e o Hyaku Shiki, todos pilotados por Judau e seus amigos dando origem ao primeiro "Gundam Team" mote que viria a ser usado em futuras séries da franquia.
A série teve seu tom muito mais suavizado em relação as anteriores, utilizando bastante de situações inusitadas para gerar um humor bem juvenil, por causa disso vários fãs hardcore de Gundam tem ela em pouca estima. Apesar disso, a música da primeira abertura da série, "Anime Ja Nai" (Não é Animê), foi extremamente popular com os fãs de animê e é por vezes mencionada como uma das músicas mais memoráveis de animê.
Kidou Senshi Gundam: Gyakushu No Char

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino
Trilha Sonora: Shigeaki Saegusa
Mecha Designer: Koichi Ohata, Yoshinori Sayama, Yutaka Izubuchi
Duração: 125 minutos
Exibição Original: 12 de março de 1988
Temas particulares: evolução humana
O primeiro filme da franquia. É o ponto culminante de tudo o que veio sendo feito na narrativa do Universal Century, com o desfecho da rivalidade entre Amuro Ray e Char Aznable e também o fim dos conflitos motivados pela ideologia de Zeon. Char volta a ativa agora assumindo um papel político como o líder de Side 3 e restaurador de um novo movimento Neo Zeon. Seu plano agora não é apenas a independência das colônias, mas a completa migração da humanidade para o espaço, a fim de que a raça humana como um todo possa evoluir em Newtypes.
Para isso, Char planeja jogar Axis na Terra e fazê-la entrar em um estado de hibernação para se recuperar do parasitismo humano. A força tarefa especial da Fereração da Terra, Londo Bell, que conta com membros como Bright Noa e Amuro Ray, é a única que percebe o plano de Char, através de suas manobras políticas, e se organiza para opô-lo.
A animação é soberba e Shigeaki Saegusa está mais inspirado nas trilhas do que nunca.
Kidou Senshi Gundam F91

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino, Tsunehisa Ito
Trilha Sonora: Satoshi Kadokura
Mecha Designer: Kunio Okawara
Duração: 115 minutos
Exibição Original: 16 de março de 1991
Temas particulares: ditadura imperialista, aristocracia, evolução humana
Originalmente os planos eram para uma série de TV a ser lançada em 89, em comemoração aos 10 anos da franquia. Contudo, desentendimentos e desacordos fizeram com que a verba fosse cortada e o roteiro original foi adaptado para uma longa animado. Com isso o filme tem certos problemas narrativos, subplots que são tocados de forma bastante sucinta e superficial e toda a narrativa é um tanto apressada.
Apesar de se passar também no Universal Century, a história tinha como foco um novo capítulo, inteiramente com novos personagens e novas novas facções militares. A família de aristocratas Ronah, inicia um movimento revolucionário em nome dos spacenoids, Cosmo Babilônia (que nome foda!), que visava dominar militarmente as colônias e iniciar um governo de Newtypes. O jovem da colônia Frontier IV, Seabook Arno, é pego no turbilhão do conflito e
(continua)
Criado em 1979 por Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate (pseudônimo de deus lá sabe quem da Sunrise, estúdio responsável pelas animações da franquia) Gundam é um divisor de águas dos animês.
A série narrava batalhas com robôs, os lendários Mobile Suits, de forma visceral e realista, algo totalmente contrastante com o que até então ocorria nos animês, assim Gundam criou um novo gênero o REAL ROBOT, onde as batalhas teriam uma ambientação mais militarizada e real, os robôs gigantes seriam utilizados não como armas fantásticas, mas como equipamento bélico, não diferente de tanques e aeronaves.
Os designs dos Mobile Suits em sua diversidade e aplicabilidade (robôs terrestres, espaciais, aquáticos, equipados para combates curtos, longos, etc.) foram marcantes para todo o mercado de animação japonesa. Desde então, as séries criaram o cargo de mecha designer onde um profissional se encarrega de toda a produção artística dos robôs de um animê. Com isso, Kunio Okawara, o designer dos Mobile Suits do 1º Gundam foi reconhecido como o 1º mecha designer.
Contudo, nem tudo são flores na história de Kidou Senshi Gundam. A série inicial tinha previsão para 50 episódios, mas os índices de audiência eram baixos e logo foi decretado o seu cancelamento. A série iria durar então 39 episódios mas os produtores conseguiram negociar mais um mês de exibição, finalizando com 43. No entanto, na reta final da exibição do animê a Bandai decidiu licenciar produtos da série e criou-se uma das linhas mais populares da empresa que viriam a ser os famosos Gunpla ("Gun" de Gundam e "pla" plastic model"). Graças a essa parceria a série se popularizou e adquiriu rentabilidade econômica. Com isso, desde então a empresa tem sido a principal patrocinadora da série.
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Abaixo uma ficha técnica e um breve resumo das principais produções animadas da franquia:
Kidou Senshi Gundam

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate
Trilha Sonora: Takeo Watanabe e Yushi Matsuyama
Mecha Designer: Kunio Okawara
Episódios: 43
Exibição Original: 7 de abril de 1979 - 26 de janeiro de 1980
Temas particulares: segregação, preconceito, manipulação de massas, ideologias
O precursor de tudo e que estabeleceu diversos plots que ainda são usados como base nos demais trabalhos da franquia.
O roteiro de passa na Guerra de Um Ano, que ocorre no fictício futuro do ano Universal Century 0079 (o calendário do Universal Century tem início com a criação das Colônias Espaciais e a habitação do espaço pela humanidade), o grupo de colônias mais distante da Terra, Side 3, se declara o Principado de Zeon e inicia uma guerra contra a Federação da Terra por independência. Zeon apesar de ter menos recursos e material humano que a vasta Federação consegue tomar a dianteira na batalha por causa dos Mobile Suits, incríveis robôs militares que dominam o combate espacial. O combate se alastra por quase 1 ano e mais da metade da população humana é dizimada...
Em Side 7 a Federação preparava sua contra-ofensiva desenvolvendo o Projeto V, com sua mais nova nave de batalha e seus próprios Mobile Suits. No entanto, Char Aznable, o Cometa Vermelho (título inspirado no Barão Vermelho da 1ª Guerra Mundial, Char tem seu nome inspirado pelo cantor francês Charles Aznavour) descobre os planos da Federação e ataca Side 7. Os militares e os civis de Side 7 sobreviventes ao ataque se unem para sobreviver.
A história narra então as batalhas da White Base, a nova nave e seus tripulantes que se tornam um dos principais pilares da conclusão da guerra. Paralelamente vemos o amadurecimento forçado de Amuro Ray, um civil de Side 7 que se torna o piloto do RX-78-2 Gundam.
Kidou Senshi Zeta Gundam

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate
Trilha Sonora: Shigeaki Saegusa
Mecha Designer: Kunio Okawara, Mamoru Nagano e Kazumi Fujita
Episódios: 50
Exibição Original: 2 de março de 1985 - 22 de fevereiro de 1986
Temas particulares: segregação, autoritarismo, engenharia genética
A história se passa em U.C. 0087, após a derrocada de Zeon a Federação cria uma força tarefa especial com o objetivo de prevenir novos conflitos entre a Terra e as Colônias, os Titãs. Contudo, essa nova organização age de forma autoritária e excessiva em sua função, promovendo por vezes uma caça as bruxas com uso de medidas drásticas como armas químicas. Para se opor a esse autoritarismo um grupo rebelde é fundado, a AEUG (Anti Earth Union Group).
Kamille Bidan, é o novo protagonista, com uma personalidade mais forte e explosiva. Vários dos personagens da primeira série retornam, como Char, agora sobre o alias de Quattro Bajeena, que também está na AEUG e se torna o mentor de Kamille.
Perto do clímax do animê também surge uma nova facção, Axis Zeon, com os remanescentes de Zeon, ainda fiéis aos ideais de Zeon Deikun e querendo a independência das colônias. Eles usam o asteroide móvel, Axis, como base de operações, e graças a isso ficaram escondidos aos olhos da Federação e dos Titãs.
Devido a popularidade do primeiro Gundam com o público feminino, Zeta Gundam conta com um enorme elenco feminino, incluindo heroínas e vilãs, e alguns dos personagens com maior destaque e poder da séries são mulheres.
A série é conhecida por seus temas e momentos pesados. Aqui Tomino demonstra o porque de ter recebido a alcunha de "Kill'em All Tomino", o final da série é bem sangrento e foi até suavizado na reedição de Zeta, nos filmes "Zeta Gundam: A New Translation", lançados em 2005 e 2006. Apesar disso é uma das séries mais populares, sendo conhecida como a favorita da maioria dos fãs.
Kidou Senhsi Gundam ZZ

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate
Trilha Sonora: Shigeaki Saegusa
Mecha Designer: Makoto Kobayashi, Yutaka Izubushi e Mika Akitaka
Episódios: 47
Exibição Original: 1 de março de 1986 - 31 de janeiro de 1987
Temas particulares: órfãos, comédia juvenil, engenharia genética, clonagem
A série começa imediatamente depois dos eventos do último episódio de Zeta. Os sobreviventes da AEUG vão para Side 1 na colônia Shangri-La, habitada por diversos jovens órfãos de guerra. Judau Ashta, o novo protagonista, e seus companheiros se juntam a AEUG na luta contra Neo Zeon, antiga Axis Zeon. Somando novas forças a AEUG tem agora o Gundam ZZ, o Zeta Gundam, o Gundam MkII e o Hyaku Shiki, todos pilotados por Judau e seus amigos dando origem ao primeiro "Gundam Team" mote que viria a ser usado em futuras séries da franquia.
A série teve seu tom muito mais suavizado em relação as anteriores, utilizando bastante de situações inusitadas para gerar um humor bem juvenil, por causa disso vários fãs hardcore de Gundam tem ela em pouca estima. Apesar disso, a música da primeira abertura da série, "Anime Ja Nai" (Não é Animê), foi extremamente popular com os fãs de animê e é por vezes mencionada como uma das músicas mais memoráveis de animê.
Kidou Senshi Gundam: Gyakushu No Char

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino
Trilha Sonora: Shigeaki Saegusa
Mecha Designer: Koichi Ohata, Yoshinori Sayama, Yutaka Izubuchi
Duração: 125 minutos
Exibição Original: 12 de março de 1988
Temas particulares: evolução humana
O primeiro filme da franquia. É o ponto culminante de tudo o que veio sendo feito na narrativa do Universal Century, com o desfecho da rivalidade entre Amuro Ray e Char Aznable e também o fim dos conflitos motivados pela ideologia de Zeon. Char volta a ativa agora assumindo um papel político como o líder de Side 3 e restaurador de um novo movimento Neo Zeon. Seu plano agora não é apenas a independência das colônias, mas a completa migração da humanidade para o espaço, a fim de que a raça humana como um todo possa evoluir em Newtypes.
Para isso, Char planeja jogar Axis na Terra e fazê-la entrar em um estado de hibernação para se recuperar do parasitismo humano. A força tarefa especial da Fereração da Terra, Londo Bell, que conta com membros como Bright Noa e Amuro Ray, é a única que percebe o plano de Char, através de suas manobras políticas, e se organiza para opô-lo.
A animação é soberba e Shigeaki Saegusa está mais inspirado nas trilhas do que nunca.
Kidou Senshi Gundam F91

Diretor: Yoshiyuki Tomino
Roteirista: Yoshiyuki Tomino, Tsunehisa Ito
Trilha Sonora: Satoshi Kadokura
Mecha Designer: Kunio Okawara
Duração: 115 minutos
Exibição Original: 16 de março de 1991
Temas particulares: ditadura imperialista, aristocracia, evolução humana
Originalmente os planos eram para uma série de TV a ser lançada em 89, em comemoração aos 10 anos da franquia. Contudo, desentendimentos e desacordos fizeram com que a verba fosse cortada e o roteiro original foi adaptado para uma longa animado. Com isso o filme tem certos problemas narrativos, subplots que são tocados de forma bastante sucinta e superficial e toda a narrativa é um tanto apressada.
Apesar de se passar também no Universal Century, a história tinha como foco um novo capítulo, inteiramente com novos personagens e novas novas facções militares. A família de aristocratas Ronah, inicia um movimento revolucionário em nome dos spacenoids, Cosmo Babilônia (que nome foda!), que visava dominar militarmente as colônias e iniciar um governo de Newtypes. O jovem da colônia Frontier IV, Seabook Arno, é pego no turbilhão do conflito e
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