Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jiro Taniguchi e o mercado Seinen brasileiro

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Jiro Taniguchi e o mercado Seinen brasileiro

Não sei quem já escutou falar de Jiro Taniguchi. Para quem não conhece, é um mangaka bem prolífico no setor seinen, com inúmeras obras publicadas e ganhador de um monte de prêmios, tanto no Japão quanto em outros países.
    Porém, não foi publicado no Brasil. Perguntei-me sobre a razão dessa esnobação e não cheguei a nenhuma conclusão definitiva. Uma das minhas hipóteses é a falta de ação desenfreada nos seus mangas.
    O mercado brasileiro de seinen é bem enxuto comparado com o número de publicações shonen e quase todas tem sequencias alucinantes de ação, matança ou destruição.

Será o mercado brasileiro de mangas (quiçá de hqs em geral) imaturo demais para publicações mais reflexivas, mais poéticas, com diálogos e situações mais complicadas? Ou então, seguindo uma tendência meio global de privilegiar o mais fácil e evitar o complicado (leia-se mais ação e menos reflexão e diálogos), o mercado brasileiro simplesmente esqueceu-se do que foi publicado anteriormente para focar-se unicamente no que está na moda hoje em dia?

Aguardo opiniões.

P.S.: Para quem não conhece a obra do Taniguchi, fica a dica “Haruka na Machi e” (A Distant Neighborhood).

Re: Jiro Taniguchi e o mercado Seinen brasileiro

Aqui já saiu dele Gourmet, um tal de Seton e talvez outro cujo nome não lembro. Não sei se esses outros são edições únicas ou foram cancelados, mas Gourmet eu sei que é um volume autossuficiente.

Confesso que nunca li nada do autor, mas já li sobre sua obra, e desde então tenho muita vontade de conferir The Walking Man e A Distant Neighborhood.

É triste mesmo não haver mais mangá seinen nas bancas pra fazer companhia aos excelentes 20th Century Boys e Monster, do grande Urasawa. Mas apesar da gente torcer pra virem, por exemplo, coisas de Taiyo Matsumoto, Tsukasa Hojo ou as obras mais maduras de Tezuka, o mercado não gosta de arriscar, e lançar os shonen/shoujo do momento é bem mais seguro do que atirar no escuro pra contemplar um nicho dentro de um nicho.

Não é que nunca aconteça (recentemente tivemos Thermae Romae pela JBC), mas é raríssimo.

Comment

Seton saiu por aqui pela Panini e foi cancelado no primeiro volume de tão mal que vendeu
      .

Comment

Uma pena que não lançaram os mais famosos dele. Seria mais fácil ganhar mercado, ou pelo menos tatear o público melhor. Tenho a impressão que o povo brasileiro, em sua maioria, ainda acha manga coisa de criança.

Comment

pro público brasileiro em geral, quadrinhos são vistos como coisa de criança.

E mesmo entre os leitores de quadrinhos (o MBB tá aí pra provar), mangá é visto como coisa de retardado mental [sic].

Comment

Eu não tenho hábito de ler mangás, mas isso é apenas por não ter lido desde pequeno (diferente das HQs) e devo concordar no ponto em que se diz sobre a falta de vontade do público em ler algo mais filosófico ou que fuja a ação, são poucas as pessoas que buscam histórias voltadas ao psicológico, porque elas ja foram acostumadas a ação e violência, acho que isto é normal principalmente para o público mais novo ou com pouca esperiência de leitura destes materiais
            http://myanimelist.net/profile/hqman -- Add
            https://www.facebook.com/hqman.hq

Comment

Postado originalmente por Maltenri Ver Post
              Tenho a impressão que o povo brasileiro, em sua maioria, ainda acha manga coisa de criança.
              Mas manga e gibizinho são coisas de criança mesmo, no máximo adulto frustrado.

Comment

Esse é o cara que escreveu gourmet? É o pior mangá que li na vida. Ofensivo. Espero que não saia mais nada dele entao.

Comment

Postado originalmente por Random Ver Post
                  Esse é o cara que escreveu gourmet? É o pior mangá que li na vida. Ofensivo. Espero que não saia mais nada dele entao.
                  Gourmet que vale é o TORIKAÇO!

Comment

Os dois são terríveis, mas toriko ainda tem carisma.

Gourmet é ofensivo. Se trata dum cara que viaja por aí comendo em restaurante e falando mal de pessoas. É tipo Anthony bourdain inverso e sem glaumur

Comment

Engraçado isso de Seton, porque vendeu tao mal... mas não se acha por aí em sebo fácil

Comment

Virou cult...

Peguei o meu justamente no sebo. Vale a pena ter porque a história desse volume é redondinha com começo meio e fim...

Comment

É uma pena mesmo, poucas obras do Taniguchi foram publicadas no Brasil.
                          Seton publicaram só um volume e foi cancelado.
                          Gourmet não deve ter vendido nada, foi publicado pela finada Conrad.
                          Livro do Vento foi publicado pela Panini e nem tchun, acho que ninguém conhece esse mangá.
                          sdsdsdsdsVaitomanocuet354657sdsdsdsdsVaitomanocuet 354657sdsdsdsdsVaitomanocuet354657

Comment

Não conheço esse autor, de fato. Mas fiquei interessado, mas não achei nada em português, acho que vou ter que baixar em inglês mesmo.

Comment

Fiquei surpreso que esse tópico sequer existia... Bem, a Devir vai publicar um outro mangá do cara: o homem que passeia

https://www.google.com.br/url?sa=t&s...JW3Naz1KFha56F

Não vi ninguém falar em luar nenhum, só na quadrinhos, então achei legal upar o tópico.

Comment

Working...
                              X