X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Por que os críticos não concordam com os jogadores?

Eu estou derivando mais essa discussão de outro tópico, porque quero lotar essa pasta.

Hoje eu comprei uma Edge especial com o top 100 da revista e resolvi olhar a posição do Final Fantasy 7. Foi até bem colocado (ficou na posição 15, acho - não estou com a revista aqui para confirmar). Só que nem mesmo foi o melhor Final Fantasy - FF12 foi top 10. E Resident Evil 4, que todo mundo fala que não foi o melhor jogo do PS2 de nenhuma maneira, foi o segundo colocado (atrás de vocês sabem quem ), enquanto o primeiro MGS que aparece está lá pela posição 30 e pouco. E o melhor jogo para PS2 depois do RE4 foi um jogo pouquíssimo lembrado como um dos melhores, ainda que seja o best-seller do PS2 (GTA Vice City).

Aí a gente pensa e tira alguns exemplos:
    - FF7 tem muitos fãs, mas nenhuma revista ou site sequer considera ele como o melhor FF (a Edge prefere FF12, a própria Famitsu deu 40/40 para FF10 e não para FF7).
    - Muita gente considera o Kojima um gênio e MGS a melhor franquia jamais feita, mas nenhum jogo da franquia costuma aparecer em listas de top 10 de melhores (apesar de sempre ter pelo menos uns dois em listas de top 50).
    - A franquia God of War, pra muita gente, é um jogo de top 10 do PS2, mas aparece em pouquíssimas listas de melhores, pelo menos nos lugares mais altos (na lista da Edge, é 90+).
    - Todo mundo aqui malhou a escolha da Gamespot de Tony Hawk como o jogo top do PS2 (foi o único 10 do console) mas, se a gente olhar as listas, sempre tem algum Tony Hawk...

O pior é que essas listas de melhores da história ou de um console, se a gente olhar bem, costumam ter mais ou menos o mesmo conteúdo em todo lado, com os mesmos jogos flutuando nas primeiras 20-30 posições e pouquíssimos intrusos de uma lista para outra, dependendo de suas filosofias (como os NFL que apareceram na lista da Gamespot). Então, faço uma pergunta: por que os críticos continuam com seus empregos, se a opinião deles é tão diferente da dos jogadores?
    If drums are the foundation, guitars the finishes, and voice the fluorish; bass is the soul.

os críticos continuam justamente porque eles são críticos, por definição deveriam ser imparciais e saber mais do que nós. do contrário, seriam apenas fãs.

Comment

Jogador geralmente é fanboy demais. Eu acho que a função dos críticos é avaliar friamente cada quesito do jogo. Você não consegue fazer isso se for fanboy, tem que ser gente realmente imparcial.

FF7, por exemplo, acho BEM superestimado, me perdoem os fãs. Já RE4 merece SEMPRE um lugar nas primeiras posições de qualquer lista.

GTA tem que entrar também, afinal foi o precursor de todo um gênero.

Comment

Postado originalmente por Bandoleiro
        os críticos continuam justamente porque eles são críticos, por definição deveriam ser imparciais e saber mais do que nós. do contrário, seriam apenas fãs.
        Concordo com o "imparciais", mas por que têm de saber mais do que nós? Acredito que o Takezo, quando não está fazendo o showzinho de fanboy da Sony dele , tem bastante discernimento para saber quando um jogo é bom - pelo menos a lista de jogos top dele é bastante, digamos, bem estruturada (apesar de eu não concordar com algumas escolhas). Da mesma forma o resto do pessoal aqui (com exceção do Rienji ).

Já RE4 merece SEMPRE um lugar nas primeiras posições de qualquer lista.
        Aí você é que foi fanboy.

GTA tem que entrar também, afinal foi o precursor de todo um gênero.
        Não necessariamente. Qual o FPS que deveria estar em uma lista de 10 melhores de todos os tempos, Castle Wolfenstein ou Half-Life?

E o verdadeiro precursor do gênero foi GTA 3, não o Vice City.
        If drums are the foundation, guitars the finishes, and voice the fluorish; bass is the soul.

Comment

Porra, RE4 é muito bom, quem não gostou foi porque não entendeu, simples.

Comment

Tá lá na minha pilha de vinte e tantos jogos de GC que eu tenho, pra jogar depois que eu acabar Zelda TP (que está parado faz literalmente meses, nem lembro mais onde parei ), Zelda PH e as tosqueira que eu coloquei no HD do PS2, como Space Channel Five (mas para jogar esses preciso primeiro conseguir botar o bicho pra funcionar, depois da minha instalação desastrada de ontem ).

Comment

Resident Evil 4 é um bom jogo. Pra mim é nota 9. Mas tem alguns defeitos. Tem horas que fica muito repetivo. Os puzzles são muito fáceis e mesmos os mais elaborados são meio imbecis. Só servem pra dar trabalho sem uma lógica, um motivo.

Por isso pra mim Resident Evil 2 continua sendo o meu preferido. A rejogabilidade dele é grande. Pois o lance dos dois Cds cada um com um contando um lado da história foi sensacional. E não é só simplemente jogar o mesmo jogo com um personagem masculino e outro feminino. A história muda bastante dependendo de quem você estiver jogando. A maneira de interagir com o chefe de polícia, a família Birkin, etc.. é totalmente nova. É como se você jogasse dois jogos em um só. E dependendo da combinação de CDs que você começa, pode virar 4 jogos em um. Foi um dos jogos que eu mais esperei ser lançado e foi além das minhas expectativas.
              TAKEZO INC. = FAIL

Comment

Postado originalmente por Patchanka
                Postado originalmente por Bandoleiro
                Concordo com o "imparciais", mas por que têm de saber mais do que nós?
                Pelo seguinte: estava vendo Ídolos esses tempos. Aquela primeira fase, onde os candidatos são selecionados um a um e aparecem muitas tosqueiras. Só que no meio das tosqueiras os jurados falavam umas viagens de tom, afinação, timbre e tal e colocavam o cara lá em cima, quando pra mim parecia que ele tinha ido super mal. É o tipo de coisa que deixou muito claro pra mim que certas coisas tem um aspecto EXTREMAMENTE técnico que fazem muita diferença, mas só aos olhos de quem sabe como ver. Um crítico de videogame pra mim funciona - ou pelo menos deveria funcionar - da mesma maneira, eu espero de um profissional SÉRIO desse tipo que ele tenha muito mais condições de analisar, sei lá, a parte técnica da jogabilidade de um determinado jogo do que eu, pra me passar a informação correta e eu poder tomar uma decisão de compra baseada em fatores reais, e não só chegar e dizer que o jogo é foda porque é e deu, isso eu também sei fazer, e eu tenho um gosto altamente duvidoso

Comment

Se pegarmos o exmeplo dos filmes. O primeiro filme da lista dos melhroes filmes de todos os tempos é Cidadão Kane. Com certeza já vi filmes muito melhores. Mas muitos críticos tem receio de romper essa tradição e realmente avaliar algo como melhor.

Jogos também são relativos. Eu acho que um bom jogo deva unir boa história, bons personagens, bons gráficos, boa jogabilidade e boa diversão.

Se for pra pegar um jogo que una tudo isso, eu vou escolher Metal Gear. Um exceletente personagem principal. Inimigos inesquecíveis e uma trama sensacional. Final Fantasy 7 também tem tudo isso. Nunca vi um Mario com um enredo assim mirabolante. Então, eu acho qu eo hype influi na hora dos críticos julgarem um jogo.
                  TAKEZO INC. = FAIL

Comment

Postado originalmente por Takezo
                    Resident Evil 4 é um bom jogo. Pra mim é nota 9. Mas tem alguns defeitos. Tem horas que fica muito repetivo. Os puzzles são muito fáceis e mesmos os mais elaborados são meio imbecis. Só servem pra dar trabalho sem uma lógica, um motivo.

Por isso pra mim Resident Evil 2 continua sendo o meu preferido. A rejogabilidade dele é grande. Pois o lance dos dois Cds cada um com um contando um lado da história foi sensacional. E não é só simplemente jogar o mesmo jogo com um personagem masculino e outro feminino. A história muda bastante dependendo de quem você estiver jogando. A maneira de interagir com o chefe de polícia, a família Birkin, etc.. é totalmente nova. É como se você jogasse dois jogos em um só. E dependendo da combinação de CDs que você começa, pode virar 4 jogos em um. Foi um dos jogos que eu mais esperei ser lançado e foi além das minhas expectativas.
                    O meu tambem. Os sustos sao os melhores. E acho q joguei esse umas 10 vezes. No facil com os 2 em cada cenario e depois no dificil pra conseguir tudo.

O 4 faltou o personagem andar lateralmente usando o L2 e R2 pra facilitar a movimentação, quando esta mirando fica muito vuneravel e a mira nao é la grande coisa.

E o FF q mais gosto é o 8.

Comment

Re: Por que os críticos não concordam com os jogadores?

Postado originalmente por Patchanka
                      Hoje eu comprei uma Edge especial com o top 100 da revista e resolvi olhar a posição do Final Fantasy 7. Foi até bem colocado (ficou na posição 15, acho - não estou com a revista aqui para confirmar). Só que nem mesmo foi o melhor Final Fantasy - FF12 foi top 10. E Resident Evil 4, que todo mundo fala que não foi o melhor jogo do PS2 de nenhuma maneira, foi o segundo colocado (atrás de vocês sabem quem ), enquanto o primeiro MGS que aparece está lá pela posição 30 e pouco. E o melhor jogo para PS2 depois do RE4 foi um jogo pouquíssimo lembrado como um dos melhores, ainda que seja o best-seller do PS2 (GTA Vice City).
                      Já eu considero o RE4 o melhor jogo de PS2 e acho FF7 um jogo medíocre, extremamente superestimado. A posição 15 é alta até demais, tem uma quantidade significativa de jogos que poderiam estar na frente.

Comment

Se pegarmos o exmeplo dos filmes. O primeiro filme da lista dos melhroes filmes de todos os tempos é Cidadão Kane. Com certeza já vi filmes muito melhores. Mas muitos críticos tem receio de romper essa tradição e realmente avaliar algo como melhor.
                        Aí é que tá. Existem filmes mais legais, que a gente gosta mais, mas não melhores. Nesse ponto o Bandoleiro tem razão, a gente pode avaliar um jogo baseando-se apenas no gosto pessoal, mas um crítico não.

Por isso é que Tony Hawk foi tão malhado aqui. Como jogo de skate, o TH é simplesmente perfeito. O problema é que, se você não gosta de jogos de skate, realmente vai achar uma bosta.

E também é por isso que não dá pra avaliar (usando o seu exemplo) um Metal Gear e um Mario pelo mesmo critério. Não se espera que um jogo de Mario tenha mais enredo do que "saia andando e lute contra Koopa e seus asseclas para salvar a princesa". A inovação do Mario 64 não foi enredo, senão a ambientação, a forma como ele reinventou - juntamente com Zelda OoT - o uso do 3D para criar uma imersão total (tanto que apenas houve um salto de qualidade nesse sentido com GTA3).

Para dar um exemplo: nunca antes deles você podia começar o jogo "brincando", sem nenhum objetivo, apenas para aprender o uso dos controles e, se quiser, se divertir.

Comment

Concordo que RE 2 foi melhor que RE4. Mas acho OoT melhor que os dois.

No quesito diversão, fico com Gears of War.

Mas OoT fica como melhor jogo. O único porém foi o lance do final, pois eu salvei DEPOIS de matar o chefão final e não conseguia mais explorar o mapa, pois ficava preso no castelo e a única coisa que eu podia fazer era salvar a Zelda. Isso fudeu muito com o jogo, pois eu não queria começar tudo de novo e não podia explorar o mapa. Foi foda. Isso não chega a estragar o jogo, mas seria muito melhor fosse possível explorar mais o mapa depois.
                          Postado originalmente por Minotauro
                          Tenho uma grande atração por gays. Não entendo.
                          Postado originalmente por Soprano
                          O mundo é um lugar muito mal frequentado.
                          Postado originalmente por Fluffy
                          Ah não! Minhas revistinhas.

Comment

EXATAMENTE.

Resident Evil 2 é o melhor da série.

Comment

Muitos não gostaram de Superman Returns do PS2!! Absurdo isso!!
                              [

Comment

Working...
                              X