Em entrevista recém publicada no blog de games do site Newsweek, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, comentou sobre o atual momento da Nintendo e a sobre a necessidade da companhia evitar a mais comum armadilha dos líderes: a arrogância.
“Eu acredito que o meu papel mais importante agora é prevenir que a Nintendo seja uma companhia onde as pessoas dizem “Ah, a Nintendo é arrogante”, “A Nintendo baixou a guarda” ou “A Nintendo perdeu o espírito de desafiar”. Nós queremos evitar as armadilhas que podem vir ao perder momentum."
Iwata também comentou que a escassez de novidades na E3 foi um movimento para acumular expectativa para a Tokyo Game show e revelações mais próximas dos lançamentos,"Se revelarmos muito agora, cedo demais, quando os produtos estiverem realmente prestes a sair eles não vão parecer muito frescos...", falou Iwata.
Em seguida, Iwata comentou que o novo jogo da série, Phantom Hourglass, quebrou o padrão da queda de vendas pós-primeira semana, o que, para o presidente, se deve a um aumento do público feminino jovem e do possível retorno de antigos fãs da franquia.
Iwata disse, "Agora com o Phantom Hourglass nós conseguimos passar ao
mercado que este é um Zelda que todos são capazes de jogar". O último Zelda, Twilight Princess, vendeu aquém do esperado, provavelmente porque passo a impressão de um jogo difícil, na opinião do chefão da Nintendo.
Com relação ao Wii, Iwata negou a suposição de que o DS estaria criando dificuldades para o console, indicando que os distribuidores poderiam estar receosos de investir nele muito cedo e afirmou em seguida que provavelmente haverá um crescimento acentuado nos lançamentos para o Wii no ano que vem, "Agora que eles (os distribuidores) estão vendo o sucesso da plataforma, eles estão se movendo nesta direção", explicou.
Iwata defendeu a estratégia da companhia de disseminar conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de jogos para expandir o mercado dizendo: "Pensei comigo mesmo, "Ei, as pessoas querem saber como nós estamos fazendo isto. (Então) tive de convencer muitas pessoas na Nintendo para permitir dar informações." O presidente disse acreditar que a companhia deve ser "o carro guia" para o desenvolvimento de jogos.
Nos momentos finais da entrevista Satoru falou que a industria parece estar mudando seus conceitos e atribuiu a isso a receptividade positiva dos novos produtos da empresa. Iwata completou dizendo que agora a meta é desenvolver "produtos que surpreendam os jogadores" para que tragam maior credibilidade á companhia.
“Eu acredito que o meu papel mais importante agora é prevenir que a Nintendo seja uma companhia onde as pessoas dizem “Ah, a Nintendo é arrogante”, “A Nintendo baixou a guarda” ou “A Nintendo perdeu o espírito de desafiar”. Nós queremos evitar as armadilhas que podem vir ao perder momentum."
Iwata também comentou que a escassez de novidades na E3 foi um movimento para acumular expectativa para a Tokyo Game show e revelações mais próximas dos lançamentos,"Se revelarmos muito agora, cedo demais, quando os produtos estiverem realmente prestes a sair eles não vão parecer muito frescos...", falou Iwata.
Em seguida, Iwata comentou que o novo jogo da série, Phantom Hourglass, quebrou o padrão da queda de vendas pós-primeira semana, o que, para o presidente, se deve a um aumento do público feminino jovem e do possível retorno de antigos fãs da franquia.
Iwata disse, "Agora com o Phantom Hourglass nós conseguimos passar ao
mercado que este é um Zelda que todos são capazes de jogar". O último Zelda, Twilight Princess, vendeu aquém do esperado, provavelmente porque passo a impressão de um jogo difícil, na opinião do chefão da Nintendo.
Com relação ao Wii, Iwata negou a suposição de que o DS estaria criando dificuldades para o console, indicando que os distribuidores poderiam estar receosos de investir nele muito cedo e afirmou em seguida que provavelmente haverá um crescimento acentuado nos lançamentos para o Wii no ano que vem, "Agora que eles (os distribuidores) estão vendo o sucesso da plataforma, eles estão se movendo nesta direção", explicou.
Iwata defendeu a estratégia da companhia de disseminar conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de jogos para expandir o mercado dizendo: "Pensei comigo mesmo, "Ei, as pessoas querem saber como nós estamos fazendo isto. (Então) tive de convencer muitas pessoas na Nintendo para permitir dar informações." O presidente disse acreditar que a companhia deve ser "o carro guia" para o desenvolvimento de jogos.
Nos momentos finais da entrevista Satoru falou que a industria parece estar mudando seus conceitos e atribuiu a isso a receptividade positiva dos novos produtos da empresa. Iwata completou dizendo que agora a meta é desenvolver "produtos que surpreendam os jogadores" para que tragam maior credibilidade á companhia.
Comment