Dragon Ball FighterZ

Produtora: Bandai Namco
Desenvolvedora: Arc System Works
Número de Jogadores: 1 à 6 (Off e Online)
Gênero: Luta
Lançamento: 26 de Janeiro de 2018
Número de Personagens: 24
Número de Arenas de Batalha: 11
Modos de Jogo: História, Arcade, Versus (Offline/Online), Trials, Treino/Tutorial, Lobby Online e Loja.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x
O que é?
É um jogo de luta com os personagens da série Dragon Ball feito nos moldes dos jogos tradicionais do gênero. Cada partida é disputada entre dois times com 3 lutadores cada e o vencedor é aquele que zerar a barra de vida de todos os lutadores adversários.
O jogo conta com motions tradicionais dos jogos de luta como "fireball" (rapidamente pressionar: baixo, diagonal pro lado e lado, seguido por um botão de ataque) e "dragon punch" (rapidamente pressionar: lado, baixo e diagonal pro lado, seguido por um botão de ataque). Cada time tem acesso a uma Barra Especial com 7 seções e Super-Ataques que utilizam essa barra para serem executados.
Os gráficos e apresentação lindíssimos são demonstração da maestria visual pela qual a desenvolvedora Arc System Works é conhecida em suas séries de jogos de luta, como Guilty Gear e Blazblue, que contam com uma ambientação completamente baseada no estilo animê.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x
Quem é Arc System Works?
É uma empresa de jogos fundada em 1988 e com extenso histórico em jogos de luta e em jogos para os arcades. Dentre os trabalho da empresa se destacam:
- Double Dragon, de 1988 para os arcades e o Sega Master System.
- Guilty Gear, série de jogos de luta que começou em 1998 e que conta com mais de 10 títulos.
- Dragon Ball Z Supersonic Warriors 1/2 e Dragon Ball Extreme Butoden, jogos de luta para os portáteis da Nintendo.
- Hokuto no Ken, jogo de luta baseado no mangá/anime que saiu em 2005 para os arcades e em 2007 foi portado para o PS2.
- BlazBlue, série de jogos de luta que começou em 2008, atualmente em sua 4ª encarnação.
- Persona 4 Arena, de 2012 para o PS3 e o Xbox 360.
- One Piece Great Pirate Colosseum, jogo de luta de 2016 para o 3DS.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x

Gameplay
O jogo usa 4 botões de ataque: Fraco, Médio, Forte e Especial. É possível fazer combos simples apenas apertando os botões em sequência de força: Fraco->Médio->Forte. O botão Especial geralmente se refere aos "Ki Blasts", pequenas rajadas de energia da série, e pode ser usado em sequência dependendo do personagem ou pode ser algo totalmente diferente, como esticar os braços no caso do Piccolo.
Os ataques especiais e Super-Ataques são feitos utilizando os botões padrões acompanhados das motions comuns em jogos de luta clássicos, "fireball" e "dragon punch". Os ataques especiais geralmente têm 3 variações, uma para cada botão: Fraco, Médio e Forte. E, a versão usada usando o botão Forte custa 1 barra de especial (como se fosse um EX Hadouken em Street Fighter). Os Super-Ataques sempre usam barra de especial, geralmente 1 ou 3, e são os ataques mais fortes dos personagens. Você pode recarregar a barra de especial atacando e recebendo danos, bem como fazer isso manualmente, mas isso o deixará vulnerável.
Cada time é composto de 3 lutadores, enquanto um luta os demais integrante do time podem ser chamados para usar um Assist Attack, cada personagem tem seu próprio Assist Attack e cada personagem tem um tempo diferente de espera para poder utilizar um novo Assist Attack. Existem 2 botões de Assist Attack, um para cada um dos seus lutadores reservas e, ao manter pressionado um desses botões você poderá trocar seu lutador ativo com o respectivo lutador reserva.
O jogo oferece também a opção de DHCs ("Delayed Hyper Combo"), que é a opção de utilizar um Super-Ataque de um personagem e trocá-lo para o próximo personagem com este já aparecendo utilizando um de seus próprios Super-Ataques. Para fazer isso basta apertar um botão de troca durante um Super-Ataque.
Há também uma espécie de Combo Breaker onde pelo preço de uma barra de especial você substitui seu personagem titular que está sendo atacado por um de seus outros personagens, ou seja, uma troca de emergência.
O jogo não possui agarrões/arremessos, em seu lugar há os Dragon Rushes, que em essência funcionam como os arremessos, são unblockables e funcionam apenas à curta distância. Os Dragon Rushes jogam o adversário para o alto e geram uma oportunidade de combo.
O Super Dash é a investida ofensiva do jogo onde o personagem voa rapidamente até o adversário. Pode ser usado para iniciar ou estender combos, como por exemplo após um Wall Bounce.
Por último, temos o Sparking Blast, um modo que confere força extra aos seus personagens, mas que só pode ser usado 1 vez por partida. Durante o Sparking Blast seu personagem causará mais dano e recuperará vida (somente a parte azul da barra de vida). O Sparking Blast será tão forte quanto menor for o seu número de personagens restantes, assim, para usá-lo em potência máxima você deve ativá-lo quando tiver apenas 1 personagem vivo.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x
Modos de Jogo
Nesta seção serão detalhados os modos de jogo do game:
História
Em Dragon Ball FighterZ o modo História corresponderá a uma narrativa original criada especialmente para o jogo envolvendo os heróis e vilões de Dragon Ball. A Androide 21, uma nova personagem criada especialmente para o jogo e desenhada pelo criador da série, Akira Toriyama, terá um papel fundamental no enredo que também conta com o retorno do Androide 16.
Arcade
Modo tradicional dos jogos de luta onde você enfrenta uma sequência de inimigos com um chefe no final.
VS
O modo clássico para jogar batalhas. Disponível em Off e Online. Em Dragon Ball FighterZ será possível jogar partidas com até 6 jogadores em times de 3 contra 3, com cada personagem controlando um lutador diferente.
Lobby Online
Um modo online onde você pode interagir, batalhar e assistir batalhas entre os diversos jogadores online. Você se move controlando um avatar estilo SD de um dos personagens de Dragon Ball.
Loja
Modo onde você pode comprar títulos, imagens de chat e novas cores para os seus personagens com dinheiro in-game.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x
Personagens
Lista de personagens presentes no jogo:
- Goku [Super Saiyajin]
- Vegeta [Super Saiyajin]
- Gohan (Jovem) [Super Saiyajin 2]
- Ultimate Gohan
- Gotenks [Super Saiyajin 3]
- Trunks [Super Saiyajin]
- Piccolo
- Kuririn
- Tenshinhan (c/Chaos)
- Yamcha
- Androide 18 (c/Androide 17)
- Androide 16
- Nappa (c/Saibamans)
- Capitão Ginyu (c/Tropa Ginyu)
- Majin Buu [Gordo]
- Kid Buu
- Cell [Forma Perfeita]
- Freeza [Última Transformação]
- Bills
- Hit
- Goku Black [Super Saiyajin Rosé] (c/Zamasu)
- Goku [Super Saiyajin Blue]
- Vegeta [Super Saiyajin Blue]
- Majin Androide 21
Total: 24
+8 personagens de DLC
Leak:
- Bardock
- Broly
- Vegetto
- Coola
- 17
- Zamasu [Fusão]
- Goku
- Vegeta
Fases de Batalha
Lista dos estágios selecionáveis:
- Torneio de Artes Marciais
- Namekusei -> Namekusei Destruído
- Cidade
- Cidade do Oeste Devastada (Futuro)
- Arquipélago
- Arena dos Jogos de Cell -> Arena Destruída
- Espaço
- Caverna Subterrânea
- Planície
- Área Rochosa
- Planeta Supremo
Total: 11 + 2 variações
Em Dragon Ball FighterZ existem transições de fase que ocorrem após um K.O. com um Super-Ataque ou um combo que termine com Hard Knock Down.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x

Produtora: Bandai Namco
Desenvolvedora: Arc System Works
Número de Jogadores: 1 à 6 (Off e Online)
Gênero: Luta
Lançamento: 26 de Janeiro de 2018
Número de Personagens: 24
Número de Arenas de Batalha: 11
Modos de Jogo: História, Arcade, Versus (Offline/Online), Trials, Treino/Tutorial, Lobby Online e Loja.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x
O que é?
É um jogo de luta com os personagens da série Dragon Ball feito nos moldes dos jogos tradicionais do gênero. Cada partida é disputada entre dois times com 3 lutadores cada e o vencedor é aquele que zerar a barra de vida de todos os lutadores adversários.
O jogo conta com motions tradicionais dos jogos de luta como "fireball" (rapidamente pressionar: baixo, diagonal pro lado e lado, seguido por um botão de ataque) e "dragon punch" (rapidamente pressionar: lado, baixo e diagonal pro lado, seguido por um botão de ataque). Cada time tem acesso a uma Barra Especial com 7 seções e Super-Ataques que utilizam essa barra para serem executados.
Os gráficos e apresentação lindíssimos são demonstração da maestria visual pela qual a desenvolvedora Arc System Works é conhecida em suas séries de jogos de luta, como Guilty Gear e Blazblue, que contam com uma ambientação completamente baseada no estilo animê.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x
Quem é Arc System Works?
É uma empresa de jogos fundada em 1988 e com extenso histórico em jogos de luta e em jogos para os arcades. Dentre os trabalho da empresa se destacam:
- Double Dragon, de 1988 para os arcades e o Sega Master System.
- Guilty Gear, série de jogos de luta que começou em 1998 e que conta com mais de 10 títulos.
- Dragon Ball Z Supersonic Warriors 1/2 e Dragon Ball Extreme Butoden, jogos de luta para os portáteis da Nintendo.
- Hokuto no Ken, jogo de luta baseado no mangá/anime que saiu em 2005 para os arcades e em 2007 foi portado para o PS2.
- BlazBlue, série de jogos de luta que começou em 2008, atualmente em sua 4ª encarnação.
- Persona 4 Arena, de 2012 para o PS3 e o Xbox 360.
- One Piece Great Pirate Colosseum, jogo de luta de 2016 para o 3DS.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x

Gameplay
O jogo usa 4 botões de ataque: Fraco, Médio, Forte e Especial. É possível fazer combos simples apenas apertando os botões em sequência de força: Fraco->Médio->Forte. O botão Especial geralmente se refere aos "Ki Blasts", pequenas rajadas de energia da série, e pode ser usado em sequência dependendo do personagem ou pode ser algo totalmente diferente, como esticar os braços no caso do Piccolo.
Os ataques especiais e Super-Ataques são feitos utilizando os botões padrões acompanhados das motions comuns em jogos de luta clássicos, "fireball" e "dragon punch". Os ataques especiais geralmente têm 3 variações, uma para cada botão: Fraco, Médio e Forte. E, a versão usada usando o botão Forte custa 1 barra de especial (como se fosse um EX Hadouken em Street Fighter). Os Super-Ataques sempre usam barra de especial, geralmente 1 ou 3, e são os ataques mais fortes dos personagens. Você pode recarregar a barra de especial atacando e recebendo danos, bem como fazer isso manualmente, mas isso o deixará vulnerável.
Cada time é composto de 3 lutadores, enquanto um luta os demais integrante do time podem ser chamados para usar um Assist Attack, cada personagem tem seu próprio Assist Attack e cada personagem tem um tempo diferente de espera para poder utilizar um novo Assist Attack. Existem 2 botões de Assist Attack, um para cada um dos seus lutadores reservas e, ao manter pressionado um desses botões você poderá trocar seu lutador ativo com o respectivo lutador reserva.
O jogo oferece também a opção de DHCs ("Delayed Hyper Combo"), que é a opção de utilizar um Super-Ataque de um personagem e trocá-lo para o próximo personagem com este já aparecendo utilizando um de seus próprios Super-Ataques. Para fazer isso basta apertar um botão de troca durante um Super-Ataque.
Há também uma espécie de Combo Breaker onde pelo preço de uma barra de especial você substitui seu personagem titular que está sendo atacado por um de seus outros personagens, ou seja, uma troca de emergência.
O jogo não possui agarrões/arremessos, em seu lugar há os Dragon Rushes, que em essência funcionam como os arremessos, são unblockables e funcionam apenas à curta distância. Os Dragon Rushes jogam o adversário para o alto e geram uma oportunidade de combo.
O Super Dash é a investida ofensiva do jogo onde o personagem voa rapidamente até o adversário. Pode ser usado para iniciar ou estender combos, como por exemplo após um Wall Bounce.
Por último, temos o Sparking Blast, um modo que confere força extra aos seus personagens, mas que só pode ser usado 1 vez por partida. Durante o Sparking Blast seu personagem causará mais dano e recuperará vida (somente a parte azul da barra de vida). O Sparking Blast será tão forte quanto menor for o seu número de personagens restantes, assim, para usá-lo em potência máxima você deve ativá-lo quando tiver apenas 1 personagem vivo.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x
Modos de Jogo
Nesta seção serão detalhados os modos de jogo do game:
História
Em Dragon Ball FighterZ o modo História corresponderá a uma narrativa original criada especialmente para o jogo envolvendo os heróis e vilões de Dragon Ball. A Androide 21, uma nova personagem criada especialmente para o jogo e desenhada pelo criador da série, Akira Toriyama, terá um papel fundamental no enredo que também conta com o retorno do Androide 16.
Arcade
Modo tradicional dos jogos de luta onde você enfrenta uma sequência de inimigos com um chefe no final.
VS
O modo clássico para jogar batalhas. Disponível em Off e Online. Em Dragon Ball FighterZ será possível jogar partidas com até 6 jogadores em times de 3 contra 3, com cada personagem controlando um lutador diferente.
Lobby Online
Um modo online onde você pode interagir, batalhar e assistir batalhas entre os diversos jogadores online. Você se move controlando um avatar estilo SD de um dos personagens de Dragon Ball.
Loja
Modo onde você pode comprar títulos, imagens de chat e novas cores para os seus personagens com dinheiro in-game.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x
Personagens
Lista de personagens presentes no jogo:
- Goku [Super Saiyajin]
- Vegeta [Super Saiyajin]
- Gohan (Jovem) [Super Saiyajin 2]
- Ultimate Gohan
- Gotenks [Super Saiyajin 3]
- Trunks [Super Saiyajin]
- Piccolo
- Kuririn
- Tenshinhan (c/Chaos)
- Yamcha
- Androide 18 (c/Androide 17)
- Androide 16
- Nappa (c/Saibamans)
- Capitão Ginyu (c/Tropa Ginyu)
- Majin Buu [Gordo]
- Kid Buu
- Cell [Forma Perfeita]
- Freeza [Última Transformação]
- Bills
- Hit
- Goku Black [Super Saiyajin Rosé] (c/Zamasu)
- Goku [Super Saiyajin Blue]
- Vegeta [Super Saiyajin Blue]
- Majin Androide 21
Total: 24
+8 personagens de DLC
Leak:
- Bardock
- Broly
- Vegetto
- Coola
- 17
- Zamasu [Fusão]
- Goku
- Vegeta
Fases de Batalha
Lista dos estágios selecionáveis:
- Torneio de Artes Marciais
- Namekusei -> Namekusei Destruído
- Cidade
- Cidade do Oeste Devastada (Futuro)
- Arquipélago
- Arena dos Jogos de Cell -> Arena Destruída
- Espaço
- Caverna Subterrânea
- Planície
- Área Rochosa
- Planeta Supremo
Total: 11 + 2 variações
Em Dragon Ball FighterZ existem transições de fase que ocorrem após um K.O. com um Super-Ataque ou um combo que termine com Hard Knock Down.
---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x---x

Comment