PLAYSTATION 3 DÁ PREJUÍZO E DERRUBA LUCRO DA SONY
Empresa vendeu console de videogame abaixo do preço de custo.
Melhor resultado obtido foi na divisão de filmes.
Console de videogame foi vendido abaixo do preço de custo. O grande prejuízo obtido com o console de videogame PlayStation 3 (PS3) derrubou os lucros da fabricante japonesa de eletrônicos Sony. Nesta terça-feira (30), a empresa informou ter verificado queda de 5,3% no lucro líquido no terceiro trimestre fiscal, para 159,6 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,3 bilhão), na comparação com igual período do ano anterior.
O motivo para essa forte retração, segundo a Sony, foi uma decisão estratégica da companhia, de colocar o preço do console PS3 abaixo do custo de produção, como forma de alavancar as vendas e sua participação no mercado, na disputa com consoles lançados em novembro pelas concorrentes Nintendo e Microsoft.
O lucro operacional da empresa também caiu, fechando dezembro em 178,9 bilhões de ienes, 15% abaixo do valor registrado um ano antes. Ainda assim, a companhia elevou sua previsão de lucros anual, contando com vendas mais fortes em sua divisão de eletrônicos.
O lucro operacional dessa área da empresa cresceu 102,8% no período, para 177,4 bilhões de ienes. Os produtos responsáveis por esse forte aumento de vendas são as TVs de tela plana Bravia e as câmeras digitais CyberShot da companhia.
Na divisão de filmes, a Sony teve um aumento de 46,8% no lucro operacional, que chegou a 297 bilhões de ienes. O resultado foi garantido pelo lançamento dos DVDs dos filmes "Código Da Vinci" e "Click". Além disso, também contribuíram para o aumento o lançamento nos cinemas das películas "Cassino Royale" e "A Busca da Felicidade".
Já na divisão de jogos, a Sony registrou um prejuízo de 54,2 bilhões de ienes, contra 67,9 bilhões de ienes de lucro registrado no mesmo trimestre do ano anterior.
Para o atual ano fiscal da empresa, que se encerra no dia 31 de março, a Sony aumentou sua previsão de lucros líquidos de 80 milhões de ienes - anunciado em outubro - para 110 bilhões de ienes.
Depois de ter, no início do ano passado, apresentado sinais de recuperação em suas operações, a Sony vem registrando nos últimos meses baixos lucros. As vendas de suas televisões e outros produtos eletrônicos de consumo têm melhorado, especialmente por conta dos produtos Bravia. Ainda assim, vários problemas surgiram, como o recente recall de milhões de baterias de notebooks que, por uma falha, podiam se incendiar.
O maior problema recente da companhia, e potencialmente mais danoso, é, porém, o fraco desempenho do PS3 em seu lançamento.
Antes de colocar o console no mercado, o executivo-chefe da companhia, Howard Stringer, havia dito que o PS3 seria o mais novo "produto campeão", da Sony, seguindo os passos de seu antecessor, que já acumula vendas de 106 milhões de unidades desde 2000.
Até agora, porém, o PS3 não tem demonstrado o mesmo vigor de seu irmão mais velho, apesar de a Sony ter anunciado que atingiu a meta de vender um milhão de unidades em cada um de seus principais mercados, Estados Unidos e Japão.
Ainda assim, relatórios de mercado apontam que o concorrente da Nintendo, o Wii, teve o dobro de vendas do PS3 no Japão e, apesar de por margem menor, também ficou à frente nos EUA. O Xbox 360, da Microsoft, é outro que superou o console da Sony no mercado norte-americano.
Um dos motivos apontados por analistas para as fracas vendas do PS3 é que sua tecnologia é excessiva. Apesar de ter performance e gráficos superiores aos de seus concorrentes, ele tem mais apelo para fanáticos por tecnologia do que para consumidores comuns. Especialmente com o preço praticado, que é entre 50% e 33% mais alto que os outros consoles.
Empresa vendeu console de videogame abaixo do preço de custo.
Melhor resultado obtido foi na divisão de filmes.
Console de videogame foi vendido abaixo do preço de custo. O grande prejuízo obtido com o console de videogame PlayStation 3 (PS3) derrubou os lucros da fabricante japonesa de eletrônicos Sony. Nesta terça-feira (30), a empresa informou ter verificado queda de 5,3% no lucro líquido no terceiro trimestre fiscal, para 159,6 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,3 bilhão), na comparação com igual período do ano anterior.
O motivo para essa forte retração, segundo a Sony, foi uma decisão estratégica da companhia, de colocar o preço do console PS3 abaixo do custo de produção, como forma de alavancar as vendas e sua participação no mercado, na disputa com consoles lançados em novembro pelas concorrentes Nintendo e Microsoft.
O lucro operacional da empresa também caiu, fechando dezembro em 178,9 bilhões de ienes, 15% abaixo do valor registrado um ano antes. Ainda assim, a companhia elevou sua previsão de lucros anual, contando com vendas mais fortes em sua divisão de eletrônicos.
O lucro operacional dessa área da empresa cresceu 102,8% no período, para 177,4 bilhões de ienes. Os produtos responsáveis por esse forte aumento de vendas são as TVs de tela plana Bravia e as câmeras digitais CyberShot da companhia.
Na divisão de filmes, a Sony teve um aumento de 46,8% no lucro operacional, que chegou a 297 bilhões de ienes. O resultado foi garantido pelo lançamento dos DVDs dos filmes "Código Da Vinci" e "Click". Além disso, também contribuíram para o aumento o lançamento nos cinemas das películas "Cassino Royale" e "A Busca da Felicidade".
Já na divisão de jogos, a Sony registrou um prejuízo de 54,2 bilhões de ienes, contra 67,9 bilhões de ienes de lucro registrado no mesmo trimestre do ano anterior.
Para o atual ano fiscal da empresa, que se encerra no dia 31 de março, a Sony aumentou sua previsão de lucros líquidos de 80 milhões de ienes - anunciado em outubro - para 110 bilhões de ienes.
Depois de ter, no início do ano passado, apresentado sinais de recuperação em suas operações, a Sony vem registrando nos últimos meses baixos lucros. As vendas de suas televisões e outros produtos eletrônicos de consumo têm melhorado, especialmente por conta dos produtos Bravia. Ainda assim, vários problemas surgiram, como o recente recall de milhões de baterias de notebooks que, por uma falha, podiam se incendiar.
O maior problema recente da companhia, e potencialmente mais danoso, é, porém, o fraco desempenho do PS3 em seu lançamento.
Antes de colocar o console no mercado, o executivo-chefe da companhia, Howard Stringer, havia dito que o PS3 seria o mais novo "produto campeão", da Sony, seguindo os passos de seu antecessor, que já acumula vendas de 106 milhões de unidades desde 2000.
Até agora, porém, o PS3 não tem demonstrado o mesmo vigor de seu irmão mais velho, apesar de a Sony ter anunciado que atingiu a meta de vender um milhão de unidades em cada um de seus principais mercados, Estados Unidos e Japão.
Ainda assim, relatórios de mercado apontam que o concorrente da Nintendo, o Wii, teve o dobro de vendas do PS3 no Japão e, apesar de por margem menor, também ficou à frente nos EUA. O Xbox 360, da Microsoft, é outro que superou o console da Sony no mercado norte-americano.
Um dos motivos apontados por analistas para as fracas vendas do PS3 é que sua tecnologia é excessiva. Apesar de ter performance e gráficos superiores aos de seus concorrentes, ele tem mais apelo para fanáticos por tecnologia do que para consumidores comuns. Especialmente com o preço praticado, que é entre 50% e 33% mais alto que os outros consoles.
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