Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 35
    Member Amigão da Vizinhança Avatar de eu odeio minha locadora
    Data de Ingresso
    Aug 2016

Como/onde/quando você lê seus gibis e livros?

Pessoal, sempre tive essa curiosidade: qual é o ritual de leitura de vocês? Seja hqs ou livros.

Vocês preferem ler em que período do dia? Conseguem ler todos os dias? Quanto tempo por dia? Intercalam várias leituras? Fazem leitura em alguma outra língua para estudar/aperfeiçoar? Aproveitam o tempo no metro/ônibus pra ler? E quando estão em casa, em que local vocês fazem a leitura? Deitado na cama, sentado no sofá, na privada?

Vou contar como eu estou fazendo:

As minhas leituras estavam ficando caóticas demais. Sem um horário mais ou menos fixo, eu deixava pra ler algumas vezes no início do dia e outras (a maioria das vezes) já bem tarde, um pouco antes de dormir, por volta da meia noite.

De um tempo pra cá eu percebi que a leitura a noite estava rendendo muito pouco. Quando eu lia alguma coisa mais leve (uma biografia ou algum gibi com historinha mais inocente) a leitura até fluía razoavelmente bem. Mas quando tentava ler algo do mais denso (tipo algum romance ou algum gibi pretensiosamente metido a sério) o negócio estava ficando difícil. Tinha que ficar voltando diversas vezes pra lembrar algumas passagens, aquela sensação de "como chama esse personagem mesmo?" Chegava ao ponto no dia seguinte eu tinha que voltar quase metade da leitura pra lembrar... estava realmente bem zoado.

Percebi que era o sono que estava atrapalhando. Então, como meu trabalho permite um horário bem flexível, comecei a fazer as leituras do dia logo ao acordar. E essa mudança está sendo realmente muito boa! Melhorou muito a minha disposição não só pra leitura, mas melhora o ritmo do dia inteiro.

Também percebi que intercalar leituras é algo que funciona bem pra mim. Normalmente eu pegava um encadernado tipo do Sandman/Preacher e ia até o fim, sem ler mais nada. Ou pegava algum livro (gosto muito de biografias e romances de autores clássicos) e também encarava do início ao fim. Aparecia um tempinho, eu ia lá e lia 10, 15 páginas, sempre do mesmo livro/encadernado, até terminá-lo. Quando pegava as mensais, eu juntava 10, 15, 20 edições e lia somente isso, até terminar. Vi que isso estava me cansando e deixava a leitura muito lenta. Comecei a alternar e senti uma melhora muito grande também. Intercalar uma leitura de livro com gibi esta tornando a leitura de ambos mais prazerosa. É estranho, mas parece que eles se complementam, conversam entrei si mesmo sendo absolutamente diferentes. Na verdade eu estou tentando mesclar ainda mais agora, colocando sempre um manga também na leitura. Então quase sempre estou lendo de maneira intercalada: um livro, um encadernado mais parrudo, um manga e alguma mensal (as mensais deixo acumular agora uns 3 números pra ler)

A minha ordem de leitura também eu já percebi qual me agrada mais. Começo o dia lendo o livro, mais ou menos 1 hora, e depois pego mais 1 hora pra ler os gibis. Entre a leitura do livro e dos gibis eu paro pra tomar o café da manhã.. Sério, comigo está funcionando muito bem... essa rotina está me dando realmente até um ânimo maior pro resto do dia que eu nem imaginava que poderia ocorrer.

O local de leitura é bem importante pra mim e sou meio chato com isso. Preciso de uma boa iluminação e pouco barulho. Por exemplo, chance zero de conseguir ler em ônibus ou metro. Já tentei algumas vezes e, além do barulho, sempre fiquei bem enjoado de ler em movimento e fatalmente iria vomitar em cima de alguém. Então fora de cogitação essa hipótese. Eu acabo lendo mais em casa mesmo. Tenho uma poltrona na sala e a leitura normalmente é lá. Mas também gosto de ler com o livro/gibi na mesa, como se estivesse estudando. A leitura rende bem assim, ainda mais que com essa mania de encadernar tudo, tem coisas que ficam bem desajeitadas de se ler sem estar numa mesa...os encadernados da Panini do Sandman, por exemplo, são lindo, mas muito complicado ler aquilo numa poltrona. As vezes inclusive prefiro reler a versão da Conrad só por causa do tamanho mais fácil. Na cama eu já estou meio tiozão pra conseguir ler, então já começa a doer lombar, cervical... então raramente leio por lá.

Uma coisa que recomendo a todos é comprar um Kindle, especialmente (muito especialmente!) o modelo com iluminação, chamado Paperwhite. Aquilo ali é uma maravilha. Você compra o livro e começa a ler em 5 segundos, não ocupa espaço em prateleira e é extremamente agradável a leitura, realmente parece que você está lendo em um papel.

Tenho um inglês razoável pra leitura, então arrisco alguns livros em inglês, no Kindle. Esse modelo do Kindle tem um dicionário sensacional: você configura uma opção que mostra o sinônimo de diversas palavras na página. Você pode configurar a quantidade de dicas de sinônimo que deseja que apareça, baseado no seu nível de inglês. Por exemplo, se seu inglês for básico, muitas palavras do texto vão estar marcadas com esse sinônimo, se for avançado, só as palavras realmente mais difíceis vão estar marcadas. Quanto menos palavras marcadas, menos poluído fica a página. Isso ajuda MUITO, mas MUITO a leitura. Eu tinha o modelo antigo do Kindle que já tinha um dicionário, mas nem se compara com a praticidade desse modo. Recomendo muito pra quem quer praticar leitura em inglês (ou outras línguas, eu imagino que dicionário deve funcionar para outras línguas também).

É isso aí, pessoal. Se alguém quiser compartilhar o ritual de leitura, vai ser bem legal!

Um abraço!

Senior Member Fotógrafo do Clarim Diário Avatar de Batson
    Data de Ingresso
    Jan 2015

Re: Como/onde/quando você lê seus gibis e livros?

Eu não uso ônibus ou metrô, então só leio em casa deitado na cama.
    Eu geralmente compro 4 ou 5 livros por mês de gêneros diferentes. As vezes, se um livro for muito grande (como aquelas coletâneas de contos completos do Lovecraft ou Allan Poe), eu levo 2 meses para ler. Mas os livros "normais" que compro(geralmente entre 500 páginas) eu leio no mesmo mês, e no outro já substituo por outros.

Já quadrinhos, eu não tenho nenhuma meta de leitura por mês.
    Então eu vou lendo um capítulo de um e de outro aos poucos quando dá vontade(não compro mensais).
    Mas para não ficar com uma pilha muito grande, eu tento ler pelo menos 2 ou 3 histórias por dia.
    “It sounds plausible enough tonight, but wait until tomorrow. Wait for the common sense of the morning.”

H.G. Wells, The Time Machine

Kryptoniano Lobo Solitário Avatar de Siegel Shuster
    Data de Ingresso
    Mar 2016

leio em casa,na rua nao me concentro direito na leitura.

Champion Member Golias Esmeralda Avatar de Nick
    Data de Ingresso
    Jun 2010

Pra mim o melhor lugar pra ler é no transporte público. Em casa sempre me distraio demais e fico com sono rápido Inclusive nos últimos meses que quase não tenho saído de casa por causa do desemprego tem sido o período que eu menos tenho lido.

O horário é o que der vontade, e os procedimentos de intercalar ou não dependem. Não gosto muito de ler mais de um livro por vez, fico confuso com os personagens, mas gibi e mangá eu sempre tô lendo vários ao mesmo tempo

Agente da M.A.S.S.A. Legionário de Esparta Avatar de SUPERPATO
    Data de Ingresso
    Mar 2010

Somente leio em casa...desde que esteja o silêncio absoluto.

Não curto muito ler em ônibus urbano......mas em ônibus de viagem é perfeitamente adequado.

Senior Member Recruta da Iniciativa Avatar de Wyvern_
    Data de Ingresso
    Aug 2016

Basicamente em casa e um pouco no trabalho.

Qdo não me atraso da pra ler 1 capítulo de manhã, idem de noite, da pra ler uns 2 antes de dormir. Mas o grosso da leitura fica realmente pro fim do semana, onde gasto umas 3h por dia lendo.

Meu horário de almoço é das 14h às 15h, almoço quase todo dia sozinho no trabalho, então acaba sempre me sobrando uns 30 minutos. Uso pra ler mangás e bonellis principalmente, mais fáceis de carregar pra lá e pra cá.

Mas sempre tem aquelas outras oportunidades né, consultas eu sempre levo um, até mesmo em banco já cheguei a levar, lógico, nada capa dura ou muito grande.

Até por isso estava pensando em comprar um tablet pra ler alguma HQs, mas não faço ideia do qual seja bom e barato pra isso.

Senior Member Detentor do Sharingan Avatar de Imperador_das_Trevas
    Data de Ingresso
    Oct 2006

Gosto de ler livros na rua, gibis é mais em casa mesmo.

Member Amigão da Vizinhança Avatar de Esquila
    Data de Ingresso
    Mar 2014

Só leio quadrinhos durante o dia, acho que luz artificial atrapalha a arte, não fica tão nítida quanto com a luz do sol. À noite, eu deixo pra ler livros mesmo. Tanto no kindle quanto em papel. Geralmente eu leio uns cinco livros (entre literatura e quadrinhos) ao mesmo tempo.

Senior Member Retalhador Lendário Avatar de Rampage L
    Data de Ingresso
    Oct 2006

Em casa mesmo, mas apenas quando tenho tempo. E isso é geralmente no começo da madrugada ou final da noite. Mas apenas quando calha de ter um pouco de silêncio.

Senior Member Lobo Solitário Avatar de Gargunza
    Data de Ingresso
    Jan 2013

Tópico bem legal. Acho essa parte do ritual e condições de leitura tão importante quanto a própria. Com esse papo me veio à mente o início de Se um viajante numa noite de inverno do Ítalo Calvino, em que ele aborda justamente o processo que precede a leitura do próprio romance. Leitura fluida e bem legal, deve ter nas interwebs.

Quanto aos meus hábitos de leitura, estão beirando a inexistência com a universidade. Chega ser meio irônico/paradoxal, mas a faculdade realmente fode com muita coisa na vida, incluindo leituras e estudo pessoal.

O único período em que encontro paz pra ler alguma coisa é durante a madrugada também, isso quando ainda tenho disposição depois de passar o dia todo fora. Geralmente leio na cama ou no sofá escutando música, mas não consigo intercalar leituras como fazia antes. É um gibi e um livro por vez, e a passos bem lentos. Minha pilha já deve ter chegado os 300 encadernados/capa-dura, fora uma infinidade de livros.

Único ponto positivo é que com essa variedade sempre tem aquele gênero que você tá afim de ler no dia. "Hoje tô afim de ler gibi de terror", e aí é só tirar da pilha e ler; mas é tanta coisa que já conto com tempo livre da aposentadoria pra acabar com tudo.

Permissões de Postagem